O Blog de Economia do Corecon-DF, foi instituído pela Resolução nº 518, de 2020 e alterada pela Resolução nº 528, de 2021. Trata-se de um espaço virtual destinado a acolher artigos e textos sobre temas pertinentes aos campos de estudo das Ciências Econômicas e, assim, servir de debate sobre a economia em temas atuais e históricos, nas diversas correntes de pensamento econômico.

Quem pode elaborar textos, notas e artigos para publicação no Blog?

Os economistas registrados no Sistema Cofecon/Corecons e economistas e profissionais de áreas afins às Ciências Econômicas, sem graduação em cursos de Economia e, ainda, em caráter excepcional, convidados não registrados nesse Sistema, mediante aprovação da Plenária do Corecon-DF, por indicação do Presidente.

Existe alguma padronização de formatação ou de estilo do texto?

Sim. Os textos devem estar alinhados à esquerda, com espaçamento entre parágrafos 6pf e entre linhas 1,15, e na fonte Arial 12.

Os Artigos e Notas devem ter no máximo 15.000 caracteres, incluindo espaços (que pode ser contada na ferramenta do Word “Revisão – Contagem de Palavras”, o que equivale entre 5 e 6 páginas de papel A4.

Eventuais pedidos de esclarecimentos técnicos e comentários ficam limitados a 1.000 caracteres incluindo espaços.

Os autores e autoras deverão identificar-se com currículo resumido, profissão, e-mail e inscrição no seu Conselho Regional de Economia, caso sejam registrados.

Como é gerido o Blog?

O Conselho ao instituir o Blog, atribuiu a gestão a um comitê sob responsabilidade do Coordenador da Comissão de Política Econômica e composto por mais 6 (seis) economistas registrados no Corecon-DF, escolhidos pelo Presidente, por indicação do Coordenador e ouvida a Plenária.

Quem se responsabiliza pelo conteúdo divulgado no Blog?

A responsabilidade pelo conteúdo é exclusiva de seu(s) autor(es) e signatário(s) e não envolve ou reflete posicionamentos ou opiniões da instituição Corecon-DF.

Existe alguma revisão do conteúdo divulgado no Blog?

Sim. A revisão é efetuada pelo comitê de gestão do Blog antes da postagem, com o objetivo de manter um padrão de elevada qualidade, evitando que sejam publicados textos “panfletários” ou sem lastro analítico compatível com análise econômica de reconhecimento geral, ou textos desprovidos de relevância.

Textos com conteúdo de propaganda político-partidária, de apologia ao crime, de ofensas à honra e à dignidade de indivíduos, empresas ou instituições ou referências depreciativas ou de desqualificação de posições teóricas ou, ainda, conteúdos racistas, de intolerância ou discriminação, seja religiosa, de nacionalidades, de gênero, e assemelhados serão devolvidos ao autor para revisão.

Para quem devo enviar o texto para análise e publicação?

O texto deve ser enviado em formato aberto (word) ao Conselho, por intermédio do e-mail: blog@corecondf.org.br.

Quais são os benefícios na publicação?

Para o autor(res) publicação de trabalho intelectual sem custo, dando visibilidade à sociedade brasileira.

Para os cidadãos, economistas ou não, e instituições em geral, o acesso a conteúdo simples e atualizado.

 

 


CLIQUE AQUI para visualizar a Resolução n° 528/2020, que altera disposições relativas ao Blog de Economia do Corecon-DF.


Tendência de queda na contribuição previdenciária dos jovens entre 2012 e 2022

Rogério Nagamine Costanzi [1]   O fraco desempenho da economia no período entre 2012 e 2022 acabou tendo impactos negativos sobre o mercado de trabalho, pressionando a desocupação e dificultando a necessária redução da informalidade. Ademais, também foi um cenário que não foi positivo para o incremento da cobertura previdenciária da população ocupada. Embora o…

Veja mais

Dados do PIB divulgados pelo IBGE mostram crescimento mediano, de má qualidade e não-sustentável

José Luis Oreiro Corecon-DF nº 7263 O IBGE acabou de divulgar os dados do PIB no acumulado do ano de 2023 (Ver https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/39303-pib-cresce-2-9-em-2023-e-fecha-o-ano-em-r-10-9-trilhoes). A economia brasileira apresentou um crescimento de 2,9% no acumulado de 2023 e de 0,0% na comparação entre o quarto trimestre de 2023 com o terceiro trimestre. Trata-se de um crescimento mediano do…

Veja mais

Breves considerações sobre os resultados iniciais do Censo Demográfico 2022

Rogério Nagamine Costanzi [1]   De forma gradual, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem divulgando os dados iniciais do Censo Demográfico de 2022. Recentemente foram divulgados os dados por sexo e idade que permitem analisar questões importantes relacionadas ao envelhecimento da população. Esses dados iniciais não apenas confirmam a continuidade do processo…

Veja mais

Comparação da Evolução da População com Benefícios Previdenciários no Período de 1980 a 2022

Rogério Nagamine Costanzi[1] Com a divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022, torna-se possível iniciar análises importantes sobre a evolução do país, não apenas no período de 2010 a 2022, como também nas últimas décadas. Em que pese ainda não terem sido divulgados os dados por idade ou faixa etária, já é possível…

Veja mais

Necropolícia

Júlio Miragaya Corecon-DF nº 4972 A violência policial espalha-se por todo território nacional vitimando invariavelmente jovens negros e pobres “É hoje o dia, da alegria, e a tristeza nem pode pensar em chegar”. Assim dizia um trecho de “É Hoje”, o célebre samba-enredo de Didi e Mestrinho cantado pela União da Ilha no carnaval de…

Veja mais

Os Impactos do Envelhecimento Populacional sobre a Estrutura Etária da Força de Trabalho no Brasil

Rogério Nagamine Costanzi Os impactos do envelhecimento populacional são amplos e diversos. Embora seja reflexo do positivo incremento da expectativa de vida, demanda planejamento de médio e longo prazo das políticas públicas, algo que não tende a ser prioridade no cenário político, em geral, mais focado em interesses eleitorais de curto prazo. O envelhecimento tende…

Veja mais

Evolução dos investimentos diretos estrangeiros e sustentabilidade no Brasil

Julia Swart Universidade de Utrecht Os investimentos diretos estrangeiros (IDEs) podem ser desagregados em duas partes: i. greenfield – investimento em novos ativos; e ii. fusões e aquisições (F&As) – investimentos na forma de adquirir investimentos já existentes. A maioria dos IDEs no Brasil são formados pelos últimos, fusões e aquisições – F&As. De modo…

Veja mais

Por que o Brasil está se tornando economicamente irrelevante?

JOSÉ LUIS OREIRO A edição do jornal O Estado de São Paulo de 30 de abril de 2023 apresenta uma matéria muito interessante intitulada “Economia brasileira perde relevância e tem a menor participação no PIB global em mais de 40 anos” (Ver: https://www.estadao.com.br/economia/economia-brasileira-perde-relevancia-e-tem-a-menor-participacao-no-pib-global-em-mais-de-40-anos/) na qual se apresentam dados que mostram a perda de relevância da…

Veja mais

Fórum de debate econômico do DF

*Diones Cerqueira Corecon-DF nº 5627 A Comissão de Conjuntura e Desenvolvimento Regional do Corecon-DF em parceria com a Gerência de Pesquisas e Cenários Econômicos do BRB e a Diretoria de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do IPE-DF realizou, no último dia 7 de fevereiro, um encontro com representantes de diversas instituições locais para discutir as bases…

Veja mais