Matéria de capa: XX Congresso Brasileiro de Economia
Artigos e autores: A economia e a ética da informação – Júlio Miragaya e Roberto Piscitelli / Demandas difusas, respostas confusas – Geovana Lorena Bertussi / Horizonte de desenvolvimento e seus desafios – Valdir Melo / A (des)coordenação da política econômica – José Matias Pereira / Grupo de Conjuntura: Síntese do debate realizado em 29/06/2013 sobre o tema “As manifestações e a economia” / Crescimento econômico, crescimento includente, crescimento sustentável ou crescimento zero? – João Paulo de Almeida Magalhães / O que é o Plano Brasil Maior? – César Mattos / O impacto da atuação do sistema financeiro nacional brasileiro sobre o desenvolvimento econômico regional e das áreas menos desenvolvidas – Jorge de Frias Barbosa / Novos dados da economia brasileira e expectativas para 2014 – Carlos Eduardo de Freitas, José Fernando Cosentino Tavares, José Luiz Pagnussat / Quais são as principais causas da inflação? – Hélio Socolik.
A revista traz também questões de concursos de economia comentadas pelo economista Hélio Socolik.
Clique AQUI para fazer o download da versão em pdf
Errata:
Pag. 55
(Economista do BNDES, 2011) O valor monetário do custo total de produção (CT) de uma empresa, em determinado período, é dado pela expressão CT = 10 + q + 0.1q2, onde q é a quantidade produzida no período, e os parâmetros numéricos estão expressos nas unidades adequadas. Se q = 10, o valor do custo
a) variável será 5.
b) total de produção será 20.
c) total médio será 3 por unidade produzida.
d) marginal será 7 por unidade produzida.
e) fixo será 20.
Comentário:
A expressão do custo total CT = 10 + q + 0,1q2 mostra que o custo fixo (CF) é igual a 10, o que elimina a opção e, e o custo variável (CV) depende da quantidade produzida q. Como q = 10, tem-se CV = 10 + 0,1 . 102 = 20, eliminando a opção a. Na opção b, tem-se CT = CF + CV = 10 + 20 = 30, que está incorreta. O custo total médio é CT / q = 30 / 10 = 3, estando correta a opção c. Finalmente o custo marginal é igual à expressão DCT / Dq , que é a derivada da função em relação a q, e que é igual a 1 + 0,2.10 = 3, eliminado a opção d.
Resposta: c.