Foi com profundo pesar que o Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal recebeu a notícia do falecimento da economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos, neste sábado (8).
Maria da Conceição Tavares foi uma figura central na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, serviu como deputada federal, e sua produção intelectual inclui centenas de artigos e diversos livros, que se tornaram referências indispensáveis nos estudos econômicos. Além de sua atuação na UFRJ, ela também lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade do Chile, onde formou e influenciou inúmeras gerações de economistas.
Para a presidente do Corecon/DF, Luciana Acioly, a economista deixou um legado importante para o pensamento econômico. “Como professora e pesquisadora exemplar, Tavares deixou um legado profundo em gerações de economistas. Sua influência ultrapassou os limites da academia, alcançando o debate público e contribuindo para moldar o futuro do Brasil.”
Entre as premiações recebidas pela economista ao longo de sua trajetória, em 2017, Conceição Tavares foi agraciada pelo Sistema Cofecon/Corecons com o Prêmio Personalidade Econômica do Ano, em reconhecimento por suas contribuições à Ciência Econômica.
O Corecon/DF expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, lamentando profundamente a partida dessa ilustre economista, cujo legado será eternamente lembrado pela comunidade econômica brasileira.