I – JUSTIFICATIVA
Os recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas estão cada vez mais escassos devido a conjuntura econômica. Maior nível de concorrência de mercado e altas taxas de juros formam o corolário para se entender e aplicar as técnicas de viabilidade de projetos. Não é possível utilizar os recursos financeiros de maneira eficiente, em projetos de investimentos, sem aplicar as técnicas universais de análise de viabilidade.
Apoiadas em dois pilares importantes, a origem dos recursos e a aplicação destes, é de suma importância para a melhor captação e aplicação com vistas ao resultado positivo para quem investe.
Conhecer quanto se deve investir, qual o prazo de retorno, qual o rendimento máximo,qual o benefício e os custos envolvidos em um projeto de investimento, antes de lançar mão dos recursos financeiros, contribui para diminuir os riscos e ampliar as possibilidades de ganho ao longo do investimento em ativos físicos (máquinas, equipamentos, imóveis, automóveis, caminhões, tratores, construções, lançamento de novos produtos, processos de produção etc.).
Utilizando as técnicas consagradas de análise de viabilidade tais como: Fluxos de Caixa, Fluxo de Caixa Incremental, Valor Presente Líquido (VPL), PayBack descontado (PBD), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Índice de Lucratividade (IL), Custo Médio Ponderado de Capital (WAAC), e análise de sensibilidade garantem melhor escopo de informações econômicas e financeiras, para a tomada de decisão, diante das possibilidades de investimento, antes deles acorrerem.
Com a utilização dos métodos de análise de viabilidade, o investidor poderá optar por mais de um investimento, comparando qual a melhor opção dentre diversas em uma carteira de investimentos. Conhecendo as melhores opções, poderá simular qual a melhor condição para os valores de investimento, custo de capital máximo e, dessa maneira, definir políticas de investimentos.
Conhecer e aplicar as técnicas de viabilidade econômico-financeira em projetos de investimentos é primordial para maximizar os recursos financeiros, nos curto e longo prazos.
II – O CURSO
Este curso foi idealizado para capacitar, reciclar ou mesmo agregar conhecimento aos profissionais e alunos de graduação e pós-graduação que queiram atuar com carteira de investimentos, projetos de aquisição de empresas, equipamentos, máquinas e tudo o mais que se deseja avaliar do ponto de vista econômico e financeiro.
III – OBJETIVO
Oferecer aos participantes uma visão global de viabilidade econômico-financeira de projetos. Instrumentalizá-los em conceitos técnicos e matemáticos, análise de viabilidade e critério de decisão, operacionalização de estratégias de investimento, comparativo de investimentos com base em indicadores de viabilidade.
IV – PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes de ensino superior interessados em ampliar seu leque de atuação com conhecimentos na área de Avaliação e Análise de Viabilidade Econômico Financeira de projetos de investimentos nas organizações públicas e privadas.
V – A ESTRUTURA E CONTEÚDO
Módulo 1 – CUSTO DE CAPITAL
a) Custo de Capital Próprio
b) Capital Asset Pricing Model – (CAPM)
b) Custo de Capital de Terceiro
c) Custo Médio Ponderado de Capital (WAAC)
d) Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
Módulo 2 – FLUXOS DE CAIXA
a) Fluxo de Caixa
b) Fluxo de Caixa Incremental
c) Análise do fluxo de caixa
d) Valor do dinheiro no tempo
d) Método do Valor Presente Líquido (VPL)
e) Método do Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE)
Módulo 3 – TAXAS DE RETORNO
a) Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
b) Método da Taxa Interna de Retorno (TIR)
c) Método da Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM)
d) Comparativo de taxa de custo e de retorno
e) Ponto de Fisher
Módulo 4 – RETORNOS DO INVESTIMENTO
a) Método do prazo de Retorno – Payback (PBD)
b) Método do benefício/custo – (B/C) (ou índice de lucratividade (IL)
c) Risco do investimento
d) Políticas de investimento
Módulo 5 – ANÁLISE DE INVESTIMENTO
a) Projetos mutuamente excludentes
b) Cenários de decisão
c) Análise de sensibilidade de investimentos
d) Decisão de investimento
VI – METODOLOGIA
O curso será desenvolvido com metodologias ativas de aprendizado, tais como: Handson Tec e Flipped Classroom, que proporcionam melhor aproveitamento dos conteúdos e desenvolvimento das competências a serem adquiridas pelo aluno. Os temas apresentados durante o desenvolvimento do curso serão ministrados em ordem lógica, propiciando um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente, que contemplem um conjunto de instrumentos e técnicas que assegurem a busca dos objetivos do programa, destacandose: aulas expositivas, estudos de casos e confecção de planilha de cálculo. Para promover maior interação entre os participantes e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso, serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelo professor e pelos próprios participantes.
Ao longo do curso serão distribuídos links para artigos de referência, planilhas de cálculo e tabelas com indicadores.
VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
− BERK, Jonathan; DeMARZO, Peter; HARFORD, Jarrad. Fundamentos de finanças empresariais. – Porto Alegre: Bookman, 2010.
− PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. – 8ª ed. – São Paulo: Saraiva, 2009.
− ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e suas aplicações. – 12ª ed. – São Paulo, 2012.
− ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração Financeira. – São Paulo, 2016.
− SAMANEZ, Carlos Patrício. Engenharia econômica. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
− RYBA, Andreia; LENZI, Ervin Kaminski; LENZI, Marcelo Kaminski. – 2ª ed. – Curitiba: InterSaberes, 2016.
− FERREIRA, Marcelo. Engenharia econômica descomplicada. – Curitiba: – InterSaberes, 2017.
VIII – CARGA HORÁRIA E PERÍODO
Carga horária do curso 16 horas.
Sábado das 9h00 – 12h00 intervalo – 13h30 – 16h30
Sábado das 9h00 – 12h00 intervalo – 13h30 – 16h30
Sábado das 9h00 – 13h
Economista registrado no Corecon/RO
Olá, o desconto se aplica aos registrados adimplentes em todos os Regionais.
Gostaria de saber com que material o aluno ficará apos o curso.
Gostaria de fazer o próximo.