Na noite de ontem, quarta-feira (13), ocorreu o lançamento do livro “Dominância Financeira e Privatização das Finanças Públicas no Brasil” na sede do Cofecon. O evento contou com a presença do presidente do Federal, Antonio Corrêa de Lacerda, bem como do presidente do Corecon-DF, José Luiz Pagnussat.
Lacerda e Pagnussat realizaram falas de abertura, bem como os organizadores do livro, Rudinei Marques e José Celso Cardoso Júnior. Também foram realizadas palestras de Luís Carlos Magalhães, Emílio Chernavsky, Maria Lúcia Fattorelli e Márcio Gimene – cada um deles é autor ou coautor de um dos capítulos da obra.
Reveja no YouTube do Corecon-DF.
Apresentação – Gestão da Dívida Pública, da Liquidez e do Câmbio no Brasil, 2011 a 2019: custo fiscal e implicações para a superação da armadilha do baixo crescimento
Luis Carlos Garcia Magalhães
Carla Rodrigues Costa de Araújo
Kolaï Zagbaï Joël
Apresentação – Soberania Monetária e os objetivos fundamentais da República
Márcio Gimene
O livro
Com quase 600 páginas, a publicação contém 23 capítulos divididos em três partes. A primeira contém fundamentos teóricos e históricos para o estudo e compreensão da financeirização no estágio atual do capitalismo; a segunda trata de dominância fiscal-financeira e privatização da esfera pública no Brasil; e a terceira tem como tema a austeridade fiscal e seus riscos, além de questões como a sustentabilidade da dívida e a superação do baixo crescimento.
Entre os autores, há diversos economistas premiados pelo Cofecon. Denise Gentil, Leda Paulani e Ladislau Dowbor foram reconhecidos com a honraria Personalidade Econômica do Ano; há também autores premiados em edições anteriores do Prêmio Brasil de Economia.