A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (Ange) promove entre os dias 9 a 11 de novembro o XXXVII Congresso da Ange. O encontro híbrido visa possibilitar o amplo debate sobre a formação do economista, envolvendo a participação de coordenadores, docentes convidados, discentes e demais interessados. A proposta do evento também é proporcionar a reflexão sobre temas fundamentais da economia e da realidade do capitalismo contemporâneo.
O congresso é organizado pela Ange e pelos Conselhos Federal e Regionais de Economia do Rio de Janeiro e São Paulo. O tema principal da edição é “O Ensino de Economia no Brasil diante das grandes questões contemporâneas: reflexões e um convite para a ação” e a programação inclui debates sobre o ensino nos dias de hoje e os desafios para o ensino de uma economia transformadora.
Interessados poderão participar presencialmente no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp), em Campinas (SP) ou virtualmente nas plataformas Zoom, Meet e com transmissão pelo YouTube da Ange.
O evento emitirá certificado para os participantes. Para se inscrever, acesse o formulário. A programação completa está disponível no site da Ange.
Atualmente, alguns jovens têm frente a si a difícil tarefa de escolher o curso superior que gostariam de seguir. Por que, afinal, alguém escolhe o curso de economia? Paulo Sérgio Fracalanza, presidente da Ange, é doutor em Ciência Econômica e falou sobre o assunto no artigo “Novos rumos para o ensino de Economia em tempos de crises” na última edição da Revista Economistas. Para conferir, clique AQUI.
Sobre a Ange
A Ange surgiu como resultado do amplo processo de debate nacional acerca da reforma do currículo de economia de 1984, aprovada pela Resolução 11/84 do então Conselho Federal de Educação. Teve sua fundação em 1985 por ocasião do primeiro Congresso Brasileiro dos Cursos de Graduação em Economia. Desde então, anualmente realiza um Congresso Nacional com o objetivo de debater a formação do economista frente aos desafios da Ciência Econômica e da profissão do Economista.
As atividades da Ange visam pelo compromisso de elevar a qualidade do ensino de economia em todo o país. A associação incentiva a atualização de professores e profissionais de economia, auxilia a montagem de matrizes curriculares, discute conteúdos de disciplinas, publica textos didáticos e de orientação acadêmica (Cadernos Ange), organiza, promove e apoia seminários e encontros locais, estaduais, regionais e nacionais.