Durante os dias 02 a 04 de novembro será realizado, em João Pessoa, o XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since). O evento é o principal fórum de debates do Sistema Cofecon/Corecons, realiza-se a cada dois anos e terá lugar na Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau).
Por vários motivos, a edição de 2022 do Since tem sido muito aguardada. Devido à pandemia de Covid-19, a edição de 2020 precisou ser cancelada. O ano era emblemático, porque marcava o centenário de nascimento do economista paraibano Celso Furtado, um dos principais intérpretes da realidade brasileira e autor do livro Formação Econômica do Brasil – e o Cofecon havia instituído o ano de 2020 como Ano Celso Furtado. A escolha do estado da Paraíba como sede do Since fazia parte das comemorações do centenário. Mantida a sede, mas transferido para 2022, o evento volta a ser realizado após quatro anos.
Objetivos
O Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia normalmente tem três grupos de trabalho principais. Um deles discute questões referentes à formação e mercado de trabalho dos economistas; um segundo debate legislação, normas, processos operacionais e administrativos, buscando o aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons; e outro grupo discute a situação econômica do Brasil e é responsável pela carta emitida durante o evento, na qual os economistas se manifestam sobre a realidade nacional.
Em cada grupo de trabalho, diversas questões previamente pautadas são discutidas e votadas pelos delegados – economistas eleitos pelos Corecons, na forma do regulamento, para participar do evento. As discussões podem ter também a participação de economistas não delegados e de estudantes de graduação, mas somente os delegados possuem direito a voto.
Algumas questões debatidas em edições anteriores do Since foram o registro de mestres e doutores em Economia nos Corecons – uma questão bastante complexa, devido à legislação vigente – e o programa nacional de recuperação de créditos, que tem permitido que vários economistas renegociem seus débitos e voltem a estar em dia com os respectivos Conselhos Regionais de Economia.
Noite de abertura
Um dos pontos altos da programação será a palestra magna do evento, no dia 02 de novembro, às 18h, a ser realizada pelo economista Carlos Pinkusfeld Bastos, diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. O tema será “Superação da crise e retomada do desenvolvimento: o debate ausente, mas necessário”. Haverá transmissão por meio do canal do Cofecon no YouTube, acessível AQUI.
Após a palestra serão premiados os vencedores do XXVIII Prêmio Brasil de Economia, evento que reconhece a produção intelectual dos economistas em várias categorias diferentes. Em 2022 serão distribuídos R$ 18 mil e serão premiados livros de economia, artigos técnico/científicos, artigos temáticos (neste ano, versando sobre Estado, Economia e Democracia) e monografias de graduação. Também será entregue o XI Prêmio Paraíba de Economia Professor Celso Furtado, coordenado pelo Corecon-PB.
Painéis temáticos
Além das discussões nos grupos de trabalho, o evento também trará painéis temáticos, com transmissões pelos canais do YouTube do Cofecon e do Corecon-PB. Um deles, realizado na sexta-feira (04 de novembro), das 10 às 11 horas, tratará do legado de Celso Furtado como fonte de inspiração na formulação de políticas de desenvolvimento em níveis regionais e nacional. Coordenado pelo economista Celso Mangueira, o painel contará com exposições dos economistas André Furtado (Unicamp) e Márcia Cristina Silva Paixão (UFPB). A transmissão pode ser assistida AQUI.
Outro painel, coordenado pelo conselheiro Lauro Chaves Neto, tratará de propostas para a construção de uma Agenda de Desenvolvimento para o Nordeste. As exposições serão realizadas pelos economistas Francisco Nunes de Almeida, Ana Cláudia Arruda e Reinaldo Dantas Sampaio, na sexta-feira (04), das 11 às 12 horas, com transmissão AQUI.
E como já é tradicional nos eventos do Cofecon, será realizado o VI Fórum da Mulher Economista, também na sexta-feira (04), das 14 às 15 horas. O evento terá como tema a Formação Continuada da Mulher Economista: superando obstáculos e criando perspectivas para o desenvolvimento. As coordenadoras serão as economistas Mônica Beraldo, Zélia Almeida e Nancy Gorgulho e as exposições caberão a Ana Cláudia Arruda, Tania Cristina Teixeira e Cristiane David. A transmissão será realizada AQUI.
Plenária final
A plenária final é o momento no qual as discussões dos grupos de trabalho são apresentadas e votadas por todos os delegados que se encontram no evento. Cada proposta aprovada é encaminhada ao Cofecon para as devidas providências.
Na plenária também são votadas as moções, bem como a carta do evento, contendo a manifestação dos economistas sobre a realidade econômica do Brasil. A carta da edição anterior do Since, realizada em 2018 na cidade de Porto Velho, pode ser acessada clicando AQUI.