Tema
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA E ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL MUNDIAL
Datas
Dias 31 de agosto e 1°, 2 e 3 de setembro de 2021
Horário
19h às 20 h 30 (Horário de Brasília)
Organização
1 hora para as exposições e 30 minutos para perguntas e debates
As apresentações objetivam trazer ao conhecimento dos profissionais de economia, os dados reais das áreas do território nacional utilizados para produção, sua evolução, a viabilidade de sua ampliação, bem como das tecnologias sustentáveis utilizadas pelo setor produtivo rural e da contínua melhoria da sustentabilidade e da produtividade do setor agropecuário, o que assegura aos demais países o fornecimento de alimentos e produtos sustentáveis e de qualidade.
As apresentações serão através das seguintes Lives:
31/08 - Diagnóstico do setor agropecuário e projeção da produção na próxima década
Expositores: Econ. José Eustáquio (Pesquisador do IPEA) e Dr. José Garcia Gasques (Coordenador do MAPA e pesquisador do IPEA)
Mediador: Econ. César Augusto Moreira Bergo, Presidente do Corecon-DF
01/09 - Plano ABC e seus resultados para o Brasil
Expositor: Econ. Dr. Tiago Telles, Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas e Pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.
01/09 - Cooperativismo no setor agropecuário brasileiro
Expositora: Econ. Érica Basílio Tavares Ramos, Doutoranda em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás.
Mediador: Marcus Moreshi de Faria, Presidente do Corecon-GO
02/09 - Como conseguir aplicar 15 % da Receita em Investimento no Estado
Expositor: Governador Mauro Mendes, Mato Grosso
02/09 - Agronegócio no Centro-Oeste e o cenário futuro
Expositor: Daniel Latorraca Ferreira, Superintendente do IMEA
Mediador: Econ. Evaldo Silva, Presidente do Corecon-MT
03/09 - Carbono Neutro: Uma Nova Economia Agroambiental
Expositor: Jaime Elias Verruck, Secretário de Estado Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar
Debatedor: Maurício Saito, Ex-Presidente da Federação de Agropecuária do MS
Mediador: Econ. Paulo Salvatore Ponzini, Presidente do Corecon-MS
PALESTRANTES
Érica Basílio Tavares Ramos
Economista
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2017); Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2020); doutoranda em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Atua como pesquisadora na área de economia agrícola, agronegócio e áreas correlatas.
Jaime Elias Verruck
Economista
Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS. Ex-professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ex-professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), ex-sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e ex-Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul).
Dr. José Garcia Gasques
Agrônomo
Possui graduação em agronomia, mestrado em Ciências Sociais Rurais - Economia Rural e doutorado em economia. Atualmente é funcionário público (coordenador-geral de avaliação de política e informação, do departamento de crédito e informação, atual como coordenador de agricultura no IPEA-Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi técnico da secretaria de assuntos estratégicos na SAE da presidência da república e foi professor do departamento de Economia Rural Faculdade de Ciências Agrária e Veterinárias de Jaboticabal/UNESP-SP.
Tiago Santos Telles
Economista
Professor Tiago Telles - Pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. Economista pela Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas.
José Eustáquio Ribeiro Filho
Economista
Economista, Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado pesquisa de doutoramento na Universidade de Bordeaux, no Groupe de Recherche en Économie Théorique et Appliquée (GREThA). Em 2014, foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia, trabalhando no Technological Change Lab (TCLab) e no Institute of Latin American Studies (ILAS). Além disso, obteve mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialização em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e bacharelado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). No meio acadêmico, leciona no curso de Pós-graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga-UnB) e de Pós-graduação em Economia da UFV. Na esfera federal, desenvolve e avalia políticas públicas de inovações tecnológicas na agricultura. Em 2013, foi agraciado com o Prêmio Ruy Miller Paiva da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).
Mauro Mendes
Governador
Mauro Mendes nasceu em Anápolis/GO. Filho do agricultor Antônio Mendes e da dona de casa Abadia Sena, cresceu no interior de Goiás acompanhando o pai desde cedo nas plantações e colheitas. Um filho da agricultura familiar que sabe o valor do trabalho e da fé em Deus. Sempre teve o sonho de estudar engenharia e aos 16 anos conseguiu passar no vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso. A paixão pelo estado foi imediata. Aqui Mauro se formou, se tornou um empresário e constituiu o seu bem mais valioso: sua família. Casado com a economista Virgínia Mendes, é pai da Ana Carolinne, do Luis Antônio e da Maria Luiza. Líder nato, desde os primeiros anos de faculdade já encarava as lutas da liderança estudantil sendo presidente do DCE. Sua visão de gestor sempre abriu portas para novos desafios. Foi durante seis anos presidente da FIEMT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, chegando a ser vice-presidente da CNI - Confederação Nacional das Indústrias. Também foi presidente do Sistema Sesi/Senai em Mato Grosso. Em 2012 foi eleito prefeito de Cuiabá, obtendo mais de 80% da aprovação popular em seu mandato. Mauro levou para a administração pública uma forma diferente e eficaz de fazer gestão, sempre valorizando o servidor e respeitando os recursos. Em 2018, saiu candidato a governador de Mato Grosso e foi eleito em primeiro turno, com 58,7% dos votos. Pegou um estado quebrado, devendo servidores, milhares de fornecedores e um rombo superior a R$ 3 bilhões. Em pouco mais de 1 ano de gestão, consertou as contas do Governo, colocou em dia os pagamentos aos fornecedores, voltou o salário do servidor ao dia 30 do mês trabalho e tornou o Estado mais atrativo aos investimentos.
Daniel Latorraca Ferreira
Economista
Economista, com MBA em Agronegócio pela ESALQ-USP. Atualmente, está como superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - IMEA, onde atua há 12 anos. Foi co-fundador e head de um dos primeiros hub de inovação para agronegócio no Brasil, o Agrihub. Além do Agrihub, teve atuação em grandes projetos em Mato Grosso, que visam o melhoramento do ambiente de negócios e o fomento de novos mercados do agro no Estado.
Maurício Koji Saito
Médico Veterinário
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduado em Administração de Empresas Agrárias e Agroindustriais pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE), da Fundação Getúlio Vargas. É produtor rural desde 1996. Foi presidente do Sindicato Rural de Itaporã de 2002 a 2005. Foi presidente da Cooperativa Agrícola Mista Serra de Maracaju (Coopsema) 2008 a 2010 e da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) de janeiro de 2014 a agosto de 2015. Eleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), assumiu a gestão da entidade em agosto de 2015, sendo reeleito ao cargo de presidente para o período de 2018-2021 e, atualmente, vice-presidente para o triênio 2021-2024. Na CNA, foi presidente da comissão de Assuntos Fundiários e atualmente é o coordenador do Grupo de Trabalho de Sanidade Animal.
Mediadores
César Augusto Moreira Bergo
Presidente do Corecon/DF
Marcus Moreschi de Faria
Presidente do Corecon/GO
Paulo Salvatore Ponzini
Presidente do Corecon/MS
Evaldo Silva
Presidente do Corecon/MT
Inscreva-se agora!
Envie-nos seus dados para que seja efetuada sua inscrição: