Entre 1930 e 1980 a economia brasileira cresceu a um ritmo médio de 7% a.a.
Após a crise da dívida externa no início da década de 1980 e o fracasso dos planos de estabilização de cunho heterodoxo, a economia brasileira nunca mais apresentou o mesmo crescimento vigoroso que exibiu até 1980. Com efeito, entre 1980 e 2014 o crescimento médio da economia brasileira foi de cerca de 2.5% a.a. O resultado dessa desaceleração do ritmo de crescimento foi que o Brasil interrompeu o processo de convergência em termos de renda per-capita com relação aos países ricos, caindo no que os economistas denominam de “armadilha da renda média”; ou seja, uma situação na qual um país que foi relativamente bem sucedido nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento econômico acaba por ficar estagnado num nível de renda per-capita ainda muito abaixo do verificado nos países desenvolvidos.
Por que razão o Brasil perdeu o caminho do Desenvolvimento Econômico? As mudanças ocorridas na estrutura produtiva da economia brasileira a partir de 1980, notadamente o problema da “desindustrialização precoce”, tiveram algum papel nesse processo? E a condução da política macroeconômica teve algum papel nesses quase 40 anos de semi-estagnação?
O Seminário: Em Busca do Desenvolvimento Perdido discutirá esse assunto. O evento ocorrerá no dia 26 de agosto, durante todo o dia, no auditório azul da FACE/UnB (Campus Darcy Ribeiro). Para participar basta confirmar presença clicando AQUI.