Seleção das questões e comentários: Econ. Hélio Socolik
1- (Agente de Regulação da ANTAQ, 2009) Com relação à aplicação dos conceitos básicos de microeconomia, julgue os itens subsequentes.
I- O gráfico que relaciona a demanda de determinado bem com o preço de outro bem, que seja substituto ou concorrente do primeiro, apresenta uma inclinação crescente.
II- Um servidor recém-nomeado da ANTAQ foi testado pelo seu supervisor, que lhe pediu que desenhasse um gráfico da curva de oferta de transportes aquaviários, demonstrando uma elevação na quantidade ofertada decorrente do aumento de preço desse tipo de serviço. Nessa situação hipotética, para atender corretamente à solicitação recebida, o referido servidor deve apresentar um gráfico com deslocamento da curva de oferta para a direita.
Comentários:
I- Se aumentar o preço de um determinado bem, digamos o da maçã, sua quantidade procurada deve, pela lei da procura, normalmente cair. Em consequência deve aumentar a demanda por pera, se considerarmos que maçã e pera são bens substitutos ou concorrentes. A reta que representa o preço da maçã (aumento) e a demanda por pera (também aumento) terá, portanto, inclinação positiva.
Resposta: Verdadeiro.
II- A elevação no preço do serviço de transporte aquaviário deve, pela lei da oferta, normalmente elevar a quantidade ofertada. A reta que representa o preço do transporte e a correspondente quantidade ofertada reúne todos os pontos dessa relação e apresenta uma relação positiva. O deslocamento da curva de oferta somente se dá quando varia algum fator exógeno, que não o preço, como por exemplo um aumento de custos que faça com que a mesma quantidade ofertada de transporte determine um preço maior, o que faria deslocar a curva de oferta para cima.
Resposta: Falso.
2- (Analista do Banco Central do Brasil, 2010) Em um mundo de apenas dois bens, as preferências de um consumidor são representadas pela função utilidade U (x,y) = x0,6 y0,4. Se o preço do bem x for 5, o do bem y for 10 e a renda do consumidor for 500, em equilíbrio, esse consumidor
a) gastará metade de sua renda com o bem x.
b) gastará 200 unidades de sua renda com o bem x.
c) gastará 100 unidades de sua renda com o bem y.
d) comprará 60 unidades do bem x.
e) comprará 40 unidades do bem y.
Comentários:
Em equilíbrio o consumidor vai adquirir quantidades dos dois bens no ponto em que a relação entre as utilidades parciais for igual à relação dos preços dos dois bens. Em termos matemáticos, temos Umgx / Umg = px / py. Tem-se que Umgx é a derivada parcial de U em relação a x, Umgy é a derivada parcial de U em relação a y e px e py os preços. Fazendo os cálculos e simplificando a expressão, chega-se à relação y = 3x. A outra expressão que devemos usar é a da restrição orçamentária do consumidor. A questão diz que a renda do consumidor é igual a 500. Como o consumidor utiliza a renda na aquisição dos dois bens e dados os preços px = 5 e py = 10, tem-se que 500 = 5x + 10y. Temos, então, duas equações com as incógnitas x e y. Daí que achamos as quantidades x = 60 e y = 20. Examinando cada opção da questão, temos que a despesa com o bem x é igual a px.x = 5.60 = 300, que elimina as opções a e b. A despesa com o bem y é igual a py.y = 10.20 = 200, que elimina a opção c. Como as quantidades são x = 60 e y = 20, a opção correta é a d.
Resposta: d.
3- (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, 2009) Em relação aos conceitos relacionados a uma economia monetária, é incorreto afirmar que:
a) um banco cria meios de pagamentos quando compra bens ou serviços do público pagando com moeda corrente.
b) os bancos podem alterar o multiplicador bancário alterando os seus recolhimentos voluntários junto ao Banco Central.
c) alterando os recolhimentos compulsórios, o Banco Central consegue controlar os coeficientes de comportamento bancário “c” e “d”.
d) o valor do multiplicador da base monetária pode se alterar independente das intenções do Banco Central.
e) quanto maior o coeficiente “papel moeda em poder do público/M1”, menor será o multiplicador da base monetária.
Comentários:
A afirmativa incorreta é a c, porque os coeficientes c e d não são controlados pela autoridade monetária, e sim controlados pelo detentor de meios de pagamento, que escolhe as parcelas que deve reter sob a forma de papel-moeda (c) ou depósitos à vista nos bancos (d). As demais estão corretas. Em a, o banco, quando compra bens ou serviços do público, entrega moeda e adquire um ativo não monetário, aumentando realmente os meios de pagamento. Em b, o multiplicador bancário realmente se altera porque os recolhimentos voluntários fazem parte das reservas dos bancos e sua variação interfere com os recursos que os bancos têm à disposição para emprestar. Em d, alterações nos coeficientes c ou d, de iniciativa do público, alteram o multiplicador sem interferência da autoridade monetária, pois significam os montantes que o público deseja manter sob a forma de depósitos nos bancos. E em e, quanto mais o público retiver papel moeda em seu poder, ou seja, menos realizar depósitos nos bancos, menos moeda os bancos poderão transformar em empréstimos, reduzindo, portanto, o multiplicador.
Resposta: c.