O economista Jorge Cury Neto apresentará, de 04 a 25 de fevereiro, o segundo módulo da oficina Introdução à Economia da Oralidade. A qualificação faz parte do Programa EAD para Economistas, desenvolvido pelo Cofecon desde 2020, e será oferecida gratuitamente a economistas, estudantes de Economia e demais profissionais interessados no tema.
A economia da oralidade é um campo que trata da expressão oral como elemento econômico. Como campo do conhecimento, é dedicado ao estudo transdisciplinar aplicado ao pleno uso econômico da oralidade e suas implicações sociais, políticas, culturais, tecnológicas e educacionais. Já o processo de voice design é a aplicação prática da economia da oralidade, o projeto e planejamento da voz e, por extensão, o planejamento do ato de fala capaz de gerar credibilidade e consequentes resultados econômicos.
As aulas serão apresentadas ao vivo, no canal do Cofecon no Youtube, às quintas-feiras, das 17h às 18h. Em seguida, os vídeos ficam disponíveis na plataforma por dois meses. Os interessados deve acessar o site www.cofecon.org.br/ead para realizar inscrição e baixar material. Após a conclusão, será emitido certificado.
A primeira aula, no dia 04, abordará Projeto Experimental: Truth News – Apresentação, Do Caos ao Logos, Da Semente à Semântica; a segunda, dia 11, tratará de O legado de Adam Smith na Economia da Oralidade, A Teoria dos Sentimentos Morais e A riqueza das nações. Em seguida, no dia 18, Jorge falará sobre Estrutura de diálogo, Tese, Antítese e Síntese, e O discurso como ativo socioeconômico. Por fim, no dia 25, os participantes terão acesso à execução do projeto experimental Truth News e aprenderão sobre Design da vocalização, da síntese e da oralidade, e sobre Conhecimento, habilidade e atitude no Ecossistema.
Jorge Cury Neto é graduado em Economia pela FESP, em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela PUC-PR e possui certificado internacional em coaching. É autor do livro digital “Economia da Oralidade”.