A produção agropecuária no Mato Grosso foi o tema da minha coluna desta semana no canal @agromais. Discutimos vários pontos, como a sua contribuição para o crescimento e a inovação, o papel dos municípios com base forte na agropecuária na arrecadação fiscal, bem como o impacto do projeto da “Ferrogrão” na dinâmica produtiva regional.
No padrão dos indicadores de crescimento, o estado do Mato Grosso apresentou percentual elevado de adubação nas propriedades com maior escala produtiva, maior mecanização no contexto nacional com padrão de distribuição mais disperso no espaço, bem como aumento do peso-carcaça dos animais superior à média nacional.
No que tange à produtividade total dos fatores (PTF), no período de 2000 a 2022, a taxa de crescimento anual do produto agropecuário de Mato Grosso foi de 7,0% e a PTF cresceu 3,7%. Ambas as taxas se situaram acima da média nacional, que foi de 3,5% para o produto e 2,9% para a PTF. Embora o crescimento do índice de insumo tenha sido elevado no Mato Grosso, este crescimento foi concentrado na incorporação de capital na atividade.
Os dados mostraram, também, que o desenvolvimento da produção agropecuária no Brasil tende a financiar os gastos públicos em suas regiões, o que retorna em benefícios à sociedade, com indicadores de melhor educação, saúde e infraestrutura. Por fim, é importante destacar o projeto de construção da “Ferrogrão”, investimento que tem a capacidade de alavancar a produção de grãos na região. Este projeto se mostra viável, não somente em termos econômicos, como também em termos ambientais.
Link da reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=QTOzt-x2tZo&t=10s
#agronegócio #investimentos #produtividade #arrecadaçãofiscal #infraestrutura #ferrovia #ferrogrão