O Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal manifesta profundo pesar pelo falecimento do Prof. Theotonio dos Santos, aos 81 anos, ocorrido no dia 27/02/2018. Economista político e sociólogo brasileiro, Theotonio dos Santos é um dos formuladores da Teoria da Dependência e um dos expoentes da Teoria do Sistema Mundo..
Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), da qual foi um dos pioneiros até 1964, e doutor Notório Saber em Economia pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF), Theotonio dos Santos era também Professor Emérito da UFF e Presidente da Cátedra e Rede de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e da UNU – REGGEN. Já foi lembrado como economista brasileiro notável pela nossa Revista de Conjuntura Econômica, pela ocasião dos 60 anos da regulamentação da profissão de economista no Brasil em 2011.
Autor ou organizador de mais de 100 livros, com mais de 170 artigos publicados em revistas científicas e grande colaboração na imprensa, seus trabalhos foram publicados em 16 línguas, tratando especialmente de Economia e Relações Internacionais, com ênfase em Desenvolvimento Socioeconômico, Economia Política Internacional, América Latina e Globalização..
Foi ainda professor das seguintes universidades: Universidade Norte de Illinois, Universidade do Estado de Nova York, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto Metodista Bennett do Rio de Janeiro e a Universidade de Kyoto no Japão e Maison de Sciences de l’Homme na França. Recebeu os títulos de Doutor honoris causa: da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México), da Universidad Nacional de Valparaíso (Chile), da Universidad de Buenos Aires (Argentina), da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru) e da Universidad Ricardo Palma (Lima, Peru).
O Corecon-DF se solidariza com familiares, amigos, companheiros de trabalho e pesquisa, alunos e todos aqueles que, assim como nós, se despedem deste notável intelectual da Economia e do pensamento brasileiro e mundial.