O presidente em exercício do COFECON, Luiz Alberto de Souza Aranha Machado, ministrou na tarde do primeiro dia do Congresso Brasileiro de Economia, 05 de setembro, o mini-curso “Criatividade e economia criativa” tendo grande sucesso, pois a demanda foi superior ao esperado pela organização do evento.
O mini-curso contou com dinâmicas em que o palestrante teve de subir em cima da mesa, brincar de jogo de véus entre outros, que levou o público à descontração e boas risadas. De acordo com Luiz Machado, o mini-curso teve por objetivo mostrar como o cérebro funciona e, embora tenha um potencial fantástico, porque que ele está condicionado sempre para a mesmice ou rotina e não para a criatividade.
Na segunda parte ele trabalhou com a criatividade e modelos de soluções criativas para os problemas. Para machado o mini-curso é muito útil, pois vale para todas as áreas do conhecimento. Na área de economia criativa foram vistos os conceitos de economia criativa, sua abrangência e como ela pode ser uma saída para a crise que começou em 2008. “Com a crise de 2008, alguns setores afundaram e alguns deles não irão voltar, principalmente aqueles que trabalhavam com setores que agrediam o meio ambiente, de energia suja que também é cara. Existe um espaço para ser ocupado pela economia criativa até na indústria, na produção de softwares de games e uma série de outros setores que o Brasil tem muito a explorar” destacou Machado.
Estiveram entre os espectadores do mini-curso, economistas de todo o Brasil, como também muitos estudantes que, ao final, aplaudiram Luiz Machado pela aula ministrada. Para o presidente do Corecon-DF, Carlos Eduardo de Freitas, o mini-curso foi espetacular com uma habilidade singular de Luiz Machado.
O Corecon-DF tem seis conselheiros no CBE 2013 são eles: o presidente Carlos Eduardo de Freitas, Jusçanio de Souza, Newton Marques, Maria Cristina de Araújo, Mônica Beraldo e Roberto Piscitelli que também é conselheiro federal. Os economistas do Distrito Federal, Sérgio Dymacal e do Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro) também estão no evento.
Oficina de criatividade e economia criativa (apresentação)
Ascom Corecon-DF