I – JUSTIFICATIVA
A complexidade da gestão dos negócios está cada vez maior. Todos os dias são criados milhões de dados em todas as atividades que vão desde a produção, recursos humanos, marketing, comercial, controladoria, finanças etc. Lidar com o número crescente de dados não é tarefa trivial, exigindo do gestor, consultor, gerente, diretor, e demais profissionais nas organizações, sejam com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, maior preparo para manipular de maneira correta esses dados e extrair conhecimentos que estão implícitos nos números. No entanto, apenas armazenar dados não auxilia na tomada de decisão, mas relacioná-los para que seja possível perceber diferenças, congruências, dispersões e distorções é fundamental. Com o auxílio da estatística aplicada é possível obter a partir dos dados, informações que podem virar conhecimento e, assim, dar maior subsídio ao tomador de decisão para avaliar e decidir qual caminho seguir, com grande probabilidade de acerto, como também de se antecipar às situações indesejáveis, fazendo com que sejam evitados desperdícios, gastos desnecessários ou intercorrências no dia a dia das organizações de maneira geral.
II – O CURSO
Este curso foi idealizado para capacitar, reciclar ou mesmo agregar conhecimento aos profissionais e alunos de graduação e pós-graduação que queiram utilizar a estatística básica descritiva como ferramenta auxiliar do profissional em suas consultorias ou na gestão das organizações. Nele serão vistos os conteúdos de estatística descritiva, com alguns testes importantes, interpretação de resultados estatístico e como apresentar estes resultados de maneira correta. Também será abordado a elaboração e análise correta de gráficos e tabelas estatísticas, construídos a partir do Excel® e suas ferramentas de análise.
III – OBJETIVO
Oferecer aos participantes uma visão prática da estatística descritiva aplicada aos negócios. Instrumentalizá-los em conceitos técnicos básicos estatísticos na captação, manipulação, análise e avaliação dos resultados, com exemplos na área da gestão de negócios.
IV – PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes de ensino superior interessados em ampliar seu leque de atuação com conhecimentos na área de estatística aplicada aos negócios ou organizações.
V – A ESTRUTURA E CONTEÚDO
Módulo 1 – Dados
a) Entendendo os dados
b) Dados e informação
c) Captação de dados
d) Tratamento básico de dados
e) Organização dos dados
f) Dados e variáveis
g) Tipos de amostra
h) Cálculo da amostra de dados
Módulo 2 – Medidas de tendência central
a) Média aritmética simples
b) Média aritmética ponderada simples
c) Média geométrica
d) Média harmônica
e) Mediana dos dados
f) Moda dos dados
Módulo 3 – Medidas de Dispersão
a) Análise de dispersão dos dados
b) Amplitude total
c) Desvio médio absoluto
d) Variância dos dados
e) Desvio padrão
f) Coeficiente de variação
Módulo 4 – Medidas de ordenamento
a) Sinos, assimetrias e curtose
b) Curvas achatadas (alongadas)
c) Curvas simétricas e assimétricas
d) Coeficiente de Pearson
Módulo 5 – Estimação
a) Distribuições amostrais
b) Teorema do limite central
c) Lei dos grandes números
d) Amostragens
e) Intervalo de confiança
Módulo 6 – Testes estatísticos
a) Distribuição Normal
b) Teste paramétricos
c) Teste não paramétricos
VI – METODOLOGIA
O curso será desenvolvido com metodologias ativas de aprendizado, tais como: Hands-on Tec e Flipped Classroom, que proporcionam melhor aproveitamento dos conteúdos e desenvolvimento das competências a serem adquiridas pelo aluno. Os temas apresentados durante o desenvolvimento do curso serão ministrados em ordem lógica, propiciando um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente, que contemplem um conjunto de instrumentos e técnicas que assegurem a busca dos objetivos do programa, destacando-se: aulas expositivas, estudos de casos e confecção de planilha de cálculo. Para promover maior interação entre os participantes e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso, serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelo professor e pelos próprios participantes. Ao longo do curso serão distribuídos links para artigos de referência, planilhas de cálculo e exemplos.
VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística geral e aplicada. – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
– SMILES, Joanne. Estatística aplicada à administração com Excel. – 1. Ed. – São Paulo: Atlas, 2007.
– LAPPONI, Juan Carlos. Estatística usando Excel. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
– ANDERSON, David R; et. al. Estatística aplicada à administração e economia. – 5. Ed. – São Paulo: Cengage Learning, 2009.