A plenária final da I Conferência Distrital de Desenvolvimento Regional (CDDR) aprovou na quarta-feira, 03, a Carta de Brasília, documento final que relaciona 17 ações prioritárias dentro de oito diretrizes para o desenvolvimento do Distrito Federal, da área metropolitana e da região geoeconômica de Brasília.
Durante a CDDR, organizada pelo Governo do DF e coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e que teve a participação de mais de 200 pessoas nos três dias, foram eleitos os nove delegados do Distrito Federal às Conferências Macrorregional e Nacional de Desenvolvimento.
O presidente do Corecon-DF, Jusçanio de Sousa, que responde pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, participou durante os três dias do evento discutindo o Eixo Temático Financiamento do Desenvolvimento Regional.
“A Carta de Brasília sintetiza as estratégias e as ações centrais que devem ser implementadas para a promoção do desenvolvimento em nossa região”, disse o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, delegado mais votado entre os participantes do evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A realização do planejamento estratégico integrado da área de influência da cidade e de investimentos do PAC Mobilidade Urbana; a ampliação da malha ferroviária na região geoeconômica de Brasília e a modernização da malha rodoviária regional, com o objetivo de conectá-las à nacional, estão entre as diretrizes aprovadas na CDDR e apontadas pela Carta de Brasília.
Entre as prioridades citadas no documento, encontram-se também a ampliação da oferta de energia visando à atração de plantas industriais; a consolidação dos corredores logísticos; a promoção do adensamento de empreendimentos industriais e agroindustriais, articulando-os às economias de base local; bem como a ampliação da oferta de serviços de saneamento básico e ambiental mediante investimentos do PAC Saneamento.
Leia aqui a íntegra da Carta de Brasília.
Ascom Corecon-DF com informações Codeplan