O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), executado desde 2003 com alto grau de sucesso, é considerado o maior projeto de conservação de florestas tropicais do mundo, com o objetivo de apoiar a consolidação de 60 milhões de hectares da Amazônia brasileira em unidades de conservação (UCs). Um grande desafio a ser enfrentado é a manutenção destas áreas no longo prazo, conforme estratégia refletida na Iniciativa Arpa para a Vida, no qual as unidades consolidadas pelo programa receberão recursos por mais 25 anos.
O Fundo de Transição, fruto de modelagem financeira baseada nos custos reais de consolidação e manutenção das áreas protegidas nos últimos 10 anos, está estruturado como um fundo extinguível, e apoiará principalmente a manutenção das unidades de conservação e a sua integridade física ao longo do tempo. Um dos papéis do Funbio no Fundo de Transição é a gestão do Programa ARPA e neste sentido, é essencial uma boa capacidade em gerenciamento de projetos e de portfólio de projetos.
Com o intuito de tornar o processo mais competitivo e atrair mais candidatos, o Funbio convida consultores individuais, interessados em participar do processo seletivo, que se manifestem até o dia 24 de agosto de 2016, enviando os seus CVs, cujo modelo, deve obrigatoriamente seguir o formato apresentado no anexo A do TdR 2015.1006.00078-9. Somente serão analisados os CVs dos candidatos que apresentarem seus CVs no modelo solicitado.
Nessa fase não é necessário o envio de proposta comercial, pois o intuito é conhecer o potencial e o currículo dos candidatos interessados.
Os documentos deverão ser enviados por e-mail para jose.mauro@funbio.org.br, identificados como “Manifestação de Interesse – Sistemas Gestores – NOME do Consultor”.
O Funbio entrará em contato, solicitando propostas, somente com os candidatos cujos CVs estiverem compatíveis com o perfil exigido no TdR.
Os recursos advêm de acordo entre o FUNBIO e o Global Environment Facility (GEF), administrados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) BR-T1287 e BR-T1293.
Para mais informações acessar o link abaixo: