O segundo dia do encontro mais importante de economistas da região Centro-Oeste foi marcado por debates sobre perspectivas da economia brasileira frente à crise internacional, benefícios fiscais como fatores de promoção do desenvolvimento, políticas e programas de desenvolvimento regional e as ações da Sudeco para promovê-lo.
Nomes como Dércio Garcia Munhoz, José Luiz Pagnussat, George Henrique de Moura Cunha de importância na economia regional e nacional estiveram presentes no painel de tema “Avaliação das perspectivas da economia brasileira frente ao atual cenário de crise internacional, especialmente com a recente divulgação da desceleração da economia chinesa”.
Para o professor Munhoz há necessidade da reativação das forças de demanda. “O investimento em infraestrutura tem que ser permanente, continuado”, afirmou. Também falou da necessidade de mudança no câmbio – cuja tendência está sendo revertida pela economia mundial. E com o crescimento da China mais contido, a economia brasileira também terá dificuldade de crescer.
Pagnussat falou sobre a recuperação econômica do Brasil, que terá um neste ano um segundo semestre melhor do que o primeiro; e sobre o endividamento das famílias, com a relação crédito/PIB no país chegando a 50%. “Nos países ricos esta relação é de 150% e nos Estados Unidos, 200%. Por que nós não podemos endividar mais? Porque nossas taxas de juros continuam sendo absurdamente elevadas”. Também afirmou que o impacto do crescimento chinês no Brasil se restringe a três produtos principais: minério (que deve ter sua demanda diminuída), soja e petróleo.
Homenagens
O Corecon-DF aproveitou o evento para homenagear alguns nomes de grande importância para o Conselho. Foram os economistas: José Luiz Pagnussat, Carlos Eduardo de Freitas, Jucemar José Imperatori, Carlito Roberto Zanetti, Maria Cristina de Araújo, Mônica Beraldo Fabrício da Silva e Maurício Barata de Paula Pinto, todos receberam as homenagens pela dedicada contribuição ao Conselho através das Comissões de trabalho. O Corecon-DF também homenageou o economista Joanílio Rodolpho Teixeira, pela honrada dedicação às Ciências Econômicas e o recebimento do título de professor emérito. Por fim, foi homenageado o jornalista Diego Martins de Amorim (Correio Braziliense), pelo mérito jornalístico de economia do DF e Região Metropolitana.
Ascom Corecon-DF com informações do Cofecon