O economista e conselheiro federal, Júlio Flávio Gameiro Miragaya, é o novo presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A posse aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. No palco ao lado de Miragaya estavam o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, a primeira-dama, Ilza Queiroz, o ex-presidente do Cofecon, Dércio Munhoz, o Secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Teles Barreto, o professor Aldo Paviani, e os deputados Wasny de Roure e Agaciel Maia.
A cerimônia teve início com o Secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Barreto dizendo que “é preciso trazer um novo tempo para a Codeplan”. Afirmou ainda que Júlio é competente e experiente o bastante para planejar o futuro do DF.
Júlio Miragaya falou, em seu discurso, das três instituições em que atua. Falou primeiro do sistema Cofecon/Corecons, ressaltando a contribuição dos conselhos ao estudo da sociedade brasilense e o trabalho dos economistas que para ele é “identificar o melhor caminho para o desenvolvimento do nosso país e de nossa Brasília”. Citou também o Partido dos Trabalhadores – PT, e a Codeplan, instituição de pesquisa e estatística, onde atuou de 1995 a 1998 e retornou em 2011. Sobre os funcionários e o método de trabalho, enfatizou o fortalecimento do órgão: “que tenhamos condições para trabalhar mais e melhor por uma Brasília mais prospera e mais justa”, finalizou.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, cumprimentou o presidente da Codeplan, os convidados, autoridades entre elas o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o procurador geral, Marcelo Castello Branco, o diretor da Sudeco, Marcelo Contreiras de Almeida Dourado, além do presidente do Corecon-DF, Jusçanio Umbelino de Souza, entre outros. A vice-presidente do Corecon-DF, Maria Cristina de Araújo,também estava presente na cerimônica.
Ascom Corecon-DF