Brasília, 4 de abril de 2025 – O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), em parceria com o Conselho Federal de Economia (Cofecon), promoveu nesta quinta-feira (3), na sede do Cofecon, a roda de conversa “Mulheres Economistas: Protagonismo, Voz e Caminhos”, encerrando as atividades comemorativas do Mês da Mulher no Sistema Cofecon/Corecons.
A programação especial contou com falas de economistas que assinam os artigos da edição de março da revista Economistas, apresentação musical da economista Chirlene Maia e importantes reflexões sobre a presença feminina no campo econômico.
Em sua fala de abertura, a presidente do Corecon-DF, Luciana Acioly, destacou o protagonismo das mulheres na profissão. “Colocamos em pauta questões que desafiam não só as mulheres em suas diversas frentes de atuação, mas também o lugar da mulher economista. No Corecon-DF, temos o Grupo de Trabalho Mulher Economista, e é nossa bandeira fortalecer o debate público sobre desenvolvimento econômico com paridade e distribuição justa de oportunidades, responsabilidades e voz.”
A roda de conversa foi mediada por Lucia dos Santos Garcia, vice-coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade, que elogiou as contribuições das autoras da revista. “Além de temas ligados à desigualdade de gênero, ampliamos o escopo da economia, demonstrando que o olhar feminino contribui para expandir o próprio campo de análise econômica.”
A conselheira Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade, aproveitou a ocasião para anunciar as próximas iniciativas voltadas à pauta da equidade de gênero: “Teremos o III Seminário Nacional da Mulher Economista, em setembro, em Salvador, e o Fórum da Mulher Economista em outubro, dentro do Congresso Brasileiro de Economia. A roda de conversa de hoje simboliza a continuidade desse trabalho.”
O evento deu voz às autoras da Economistas, que participaram presencialmente e também por videoconferência. Temas como trabalho doméstico não remunerado, superendividamento feminino, desigualdade salarial, políticas públicas de gênero e vieses cognitivos foram discutidos com profundidade, refletindo o compromisso do Corecon-DF com a valorização das mulheres economistas e a promoção de um ambiente profissional mais justo e inclusivo.
O conteúdo completo da roda de conversa está disponível no canal do Cofecon no YouTube: Acesse aqui a transmissão ao vivo.