A 28ª edição do Seminário de Integração do Sistema Cofecon/Corecons (SINCE) está sendo realizada entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O tema central do evento é “A importância do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico das regiões brasileiras”.
O SINCE, um evento bienal de relevância nacional, reúne representantes dos Conselhos Regionais de Economia (Corecons) para debater temas essenciais para a economia brasileira, com foco em políticas que visam reduzir desigualdades regionais, promover a geração de renda e a inclusão social, além de garantir a sustentabilidade ambiental.
No primeiro dia do evento, a palestra magna foi ministrada pelo renomado economista Gesner Oliveira, que abordou o tema “Como Estimular a Infraestrutura e Enfrentar as Mudanças Climáticas”, trazendo reflexões sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Conforme o regimento do SINCE, o Corecon/DF enviou uma delegação composta por até quatro delegados e três convidados. A equipe que representa o Distrito Federal é a seguinte:
Delegados:
- Jusçanio Umbelino de Souza (Vice-Presidente do Corecon/DF)
- Mônica Beraldo (Conselheira Federal)
- Júlio Flávio Gameiro Miragaya (Conselheiro Federal)
Convidados:
- Diones Alves Cerqueira
- Chirlene Godinho Maia
- Maria Cristina de Araújo
A delegação do Corecon/DF está atuando em dois grupos temáticos (GTs), com propostas voltadas para o fortalecimento da profissão de economista e a melhoria do Sistema Cofecon/Corecons:
GT 1: Formação, Aperfeiçoamento Profissional e Mercado de Trabalho do Economista
- Mônica Beraldo (Painelista) contribuiu com discussões sobre a valorização do economista no mercado de trabalho do setor público.
- Jusçanio Umbelino de Souza irá apresentar a proposta de criação de uma Lei Federal inspirada na Lei Distrital nº 5.422/2014, que amplia o campo de atuação dos economistas.
- Chirlene Godinho Maia sugeriu a inclusão da disciplina de Perícia Econômico-Financeira nos cursos de graduação em Economia.
- Diones Alves Cerqueira propôs a normatização de que disciplinas teóricas em cursos de Economia sejam ministradas por professores com formação na área, além de sugerir que o registro profissional seja condicionado à avaliação prévia da grade curricular das instituições.
GT 2: Aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons
- Júlio Flávio Gameiro Miragaya (Painelista) discutiu o aperfeiçoamento das ações e práticas do Sistema Cofecon/Corecons.
- Maria Cristina de Araújo trouxe a proposta de realizar eleições trienais no sistema Cofecon/Corecons.
- Mônica Beraldo defenderá a paridade de gênero nas eleições do Sistema, propondo que 50% dos candidatos sejam do sexo masculino e 50% do sexo feminino.
A participação ativa do Corecon/DF reflete o compromisso da instituição em contribuir para o fortalecimento da profissão de economista e para o desenvolvimento regional, alinhado ao papel estratégico do Sistema Cofecon/Corecons na promoção de uma economia mais inclusiva e sustentável.