OBJETIVO GERAL: Prover o participante da fundamentação teórico-prática necessária à gestão das suas finanças pessoais, que, no campo profissional, é a base para o entendimento de todos
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Rever os conceitos básicos do cálculo financeiro (Matemática Financeira) aplicados à Análise de Investimentos;
- Apresentar o conceito, componentes e montagem do Fluxo de Caixa representativo de uma alternativa de investimento;
- Apresentar os conceitos e métodos da avaliação econômico-financeira de alternativas de investimentos e como aplicá-los;
- Aprimorar os processos decisórios de aceitação (decisão aceitar/rejeitar uma alternativa de investimento) e de seleção (decisão de escolher a alternativa que agrega maior valor patrimonial) entre alternativas mutuamente excludentes;
- Aplicar as abordagens adequadas para escolha da combinação ótima de alternativas independentes de investimento (critério de combinação);
- Aplicar a análise de sensibilidade na identificação das variáveis estratégicas de uma alternativa de investimento;
- Propiciar condições de permuta de informações entre profissionais de mesma ou de diferentes empresas ou áreas de atuação profissional;
- Oferecer oportunidades para atualização e/ou aquisição de conhecimentos sobre os tópicos apresentados.
PÚBLICO ALVO: Economistas, administradores, contadores, engenheiros, analistas de custos, gerentes, superintendentes e demais profissionais que participam da formulação (elaboração) e justificação (análise) de alternativas de investimento no processo decisório de empresas públicas e privadas (comerciais, industriais, instituições financeiras e imobiliárias) e Estudantes de Economia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CURSO MAFinPE
I – MÓDULO PREPARATÓRIO DE REVISÃO DE MATEMÁTICA (2 encontros)
I.1 – Revisão de Aritmética e de Álgebra: definições, operações com números inteiros, fracionários e decimais, grandezas direta e indiretamente proporcionais, regra de três, médias aritmética, ponderada e geométrica, quadrado e cubo de um binômio, produto da soma pela diferença de dois termos do binômio, equação e resolução de sistemas de equação do 1º e equação do 2º grau com uma incógnita. Interpretação dos Resultados de um Problema.
I.2 – Operações da Potenciação e da Radiciação: definições, propriedades operatórias da potenciação e da radiciação. Uso de potências de 10 para representar número muito grande e muito pequeno.
I.3 – Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG): definições e propriedades. Aplicações da PA e da PG na formação do montante a juros simples e compostos.
I.4 – Logaritmo: definição, propriedades gerais e operatórias, sistemas usuais e mudança de base.
I.5 – Sistema Métrico Decimal: unidade fundamental, múltiplos e submúltiplos das medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade e massa.
I.6 – Uso da Calculadora Financeiras (HP 12C) e da Planilha Eletrônica do Excel no conteúdo trabalhado do Módulo I.
II – MÓDULO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA (3 encontros)
II.1 – Capitalização Simples: o conceito moderno de juros (valor do dinheiro no tempo), juros e descontos simples e equivalência de capitais na capitalização simples.
II.2 – Capitalização Composta: juros e descontos compostos, e equivalência de capitais na capitalização composta.
II.3 – Funções Financeiras e Fatores de Juros Compostos.
II.4 – Séries de Capitais: cálculo do valor presente ou atual e do valor futuro das séries temporárias e perpétuas, imediata (antecipada e postecipada) e diferida (antecipada e postecipada).
II.5 – Sistemas de Amortização de Dívidas: Sistema Francês (SACRE), Sistema de Amortização Constante (SAC) e Tabela PRICE
II.6 – Uso da Planilha Eletrônica do Excel no conteúdo trabalhado do Módulo II.
III – MÓDULO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS (3 encontros)
III.1 – Fluxos de Caixa (FC) Representativos de Alternativas de Investimentos: aspectos introdutórios, elementos do FC, elaboração versus avaliação ou análise, etapas de um projeto representativo de uma alternativa de investimento, tipos de distribuições de FC (convencionais e não convencionais), níveis de decisão (nível de projeto/formulação e nível de orçamento/justificação) e estratégias de investimento do empreendedor. Montagem de FCs Antes e Após Tributação Direta Sem e Com Aporte de Recurso de Terceiros (Financiamento). Impactos da tributação direta e do financiamento na rentabilidade das alternativas de investimentos. Encargos de Capitais (depreciação, amortização fiscal e exaustão) e Capital de Giro (necessidade, componentes e injeção/recuperação).
III.2 – Métodos da Avaliação Econômico-Financeira de Alternativas de Investimentos: classificação de projetos para efeito de avaliação (mutuamente excludentes e independentes), critérios de decisão (aceitação, seleção e combinação) do investidor, métodos de avaliação (simplificados e baseados no desconto e uniformização de FC), aplicação, vantagens e desvantagens dos Métodos da Taxa de Retorno Contábil e dos Períodos de Payback, Taxa Mínima de Atratividade do Investidor e Taxa de Retorno da Alternativa de Investimento, aplicação, vantagens e desvantagens dos Métodos do Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Valor Anual Equivalente (VAE). Escolha de Carteira (Portfólio) de Alternativas de Investimentos Independentes sob Restrição Orçamentária (abordagens da TIR e do VPL). Avaliação de Alternativas Mutuamente Excludentes com Horizontes Diferentes.
III.3 – Tópicos Especiais de Avaliação Econômico-Financeira de Alternativas de Investimentos: Vida Útil ou Horizonte de uma Alternativa de Investimento e cálculo das TIRs de alternativas de investimento com distribuições de FC não convencionais.
III.4 – Uso da Planilha Eletrônica do Excel no conteúdo trabalhado do Módulo III.
Gostaria de participar deste curso.
Como me escrever no curso de Finanças?