Em comemoração ao Dia do Economista, o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) promoveu uma semana de festividades. No dia 11 de agosto, das 9 às 17h, foi realizada uma ação de consultoria econômica gratuita na Praça do Relógio, em Taguatinga. Os funcionários do Regional se mobilizaram para atender a população e responder questionamentos sobre finanças pessoais.
Termos básicos da Economia, como inflação e juros, são palavras desconhecidas por grande parte da população. De acordo com o economista e conselheiro regional Ronalde Lins, que participou da ação, as pessoas não sabem o que está incluído no preço dos produtos consumidos. As dúvidas mais frequentes, segundo o economista, estão relacionadas a não saber comprar, não ter ideia de que os economistas prestam consultoria econômica e financeira, e à falta de planejamento, seja para quem quer comprar melhor, adquirir um imóvel ou até mesmo viajar com a família nas férias.
A falta de diálogo sobre orçamento familiar é apontada como uma das principais dificuldades dos brasileiros. Incluir o debate sobre finanças pessoais em casa, discutir gastos necessários, como água, luz e gás, e os considerados supérfluos, como a ida ao salão de beleza, é fundamental para fugir das dívidas. “Hoje o brasileiro sabe gastar melhor, mas é preciso aliar conscientização, mudança de comportamento e planejamento para que o endividamento não ocorra”, explica Ronalde Lins.
Focado na ampliação do negócio e preocupado em não contrair dívidas, o empresário Ronaldo Amorim, 58 anos, recorreu às dicas dos economistas do Corecon-DF durante a ação na Praça do Relógio. Dividido entre duas possibilidades de expandir as atividades – aumentar a produção de frango ou investir em cabeças de gado -, consultou a opinião dos especialistas sobre qual delas seria mais rentável. “Não quero me endividar. Gosto de dormir com a consciência tranquila”, frisou. Após a análise dos economistas presentes, o empresário sentiu-se mais seguro para tomar uma decisão. “Conversar com um economista clareou minhas ideias. Ficou mais fácil escolher um caminho seguro”, destacou.
Programação
Ainda dá tempo de participar das ações promovidas pelo Corecon-DF em comemoração à Semana do Economista. Nesta quarta-feira, 12 de agosto, será realizada palestra sobre Infraestrutura Brasileira, ministrada por Geovana Lorena Bertussi, doutora em Economia e professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. O evento terá início às 19h no auditório da UPIS.
Já no Dia do Economista, 13 de agosto, o Corecon-DF promove duas palestras. O economista e conselheiro federal Luiz Alberto Machado falará sobre Economia Criativa no auditório da FACE/UnB, das 10h às 12h30. Às 19h, haverá debate no auditório da Universidade Católica de Brasília (UCB) sobre Finanças Pessoais. Estão confirmadas as presenças de Luiz Edson Feltrim, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, que abordará o tema “A importância da Educação Financeira e o Papel do Banco Central”, e como debatedores os conselheiros regionais José Eustáquio Moreira de Carvalho, especialista em finanças de empresas pela FEA/USP e Ronalde Lins, consultor financeiro. Mais informações pelo telefone (61) 3223-1429.