O Corecon-DF participou na última sexta-feira, 10, da primeira reunião de 2012 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF, tendo como representante a conselheira Mônica Beraldo. A reunião foi coordenada pelo deputado Paulo Tadeu (PT-DF) e contou com a presença do governador Agnelo Queiroz, do vice-governador Tadeu Filippelli e secretários de governo, além de parlamentares e representantes de diversas entidades de Brasília.
O objetivo principal do Conselho de Desenvolvimento é levantar opiniões sobre os maiores problemas e potencialidades do DF, as iniciativas a serem realizadas pelo Poder Público e pela Sociedade Civil e as características que podem tornar o Distrito Federal exemplo de civilidade e desenvolvimento para o Brasil e o mundo.
Na oportunidade, uma pesquisa foi feita entre os conselheiros presentes para definir os temas dos grupos de trabalho para o ano em vigor, com o seguinte resultado: 1) Desenvolvimento econômico e combate às desigualdades sociais; 2) Transporte; 3) Saúde; 4) Educação; 5) Habitação e Urbanização; 6) Democracia participativa; e 7) Segurança. Os trabalhos técnicos dos economistas Jusçanio de Souza e Júlio Miragaya foram citados durante o debate.
Composição
O Corecon-DF foi convidado a participar, com direito a voto, do CDES-DF. No envento de lançamento, realizado em 23 de novembro do ano passado, o presidente Jusçanio de Souza junto com o conselheiro Carlos Eduardo de Freitas estiveram representando o Conselho. A composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal será de 80 membros que o integram, sendo todos os nomes foram designados pelo Governador. A fim de assegurar a máxima representatividade e efetividade das deliberações executadas pelo Conselho, não existirá suplência para os Conselheiros. São 26 do Poder Público e 54 da Sociedade Civil, dividida em três grupos: Movimentos Sociais, Empresarial e Personalidades.