O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, CORECON-DF, lamenta o falecimento do economista Roberto Cavalcanti de Albuquerque, no dia 29 de agosto próximo passado. No Instagram, Alfredo Bertini nos deu a notícia triste, sob o título: “Réquiem para um Desenvolvimentista”. Roberto Cavalcanti de Albuquerque deixa contribuição relevante para a compreensão da civilização brasileira, seus sucessos, seus problemas e suas frustrações, como professor da UFPE, como formulador de política econômica e por intermédio da publicação de livros e artigos. Foi Superintendente do IPEA e Secretário de Planejamento da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, destacando-se como assessor direto do Ministro Reis Veloso (1974-1979). Alfredo Bertini pontua: “Nessas funções, tornou-se um dos especialistas mais requisitados em Planejamento e Políticas de Desenvolvimento”.
Dentre seus livros cabe menção especial a O desenvolvimento Social do Brasil (2011), Gilberto Freyre e a Invenção do Brasil (2000) e a obra Coronel, Coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no nordeste (1965) em parceria com Marcos Vilaça, que teve cinco edições brasileiras e cinco estrangeiras. A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco – ADUFEPE sublinha em nota de pesar: “Roberto Cavalcanti marcou a história UFPE com seu importante legado de conhecimento sobre a história brasileira”.
O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (CORECON-DF) estende os votos de pesar aos familiares e amigos de Roberto Cavalcanti de Albuquerque, registrando a admiração e o respeito por sua memória.
Brasília, 1º de setembro de 2020.
Cesar Moreira Bergo
Presidente