O Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-ministro Reis Velloso, aos 87 anos, ocorrido no dia 19 de fevereiro de 2019. Graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Economia pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Reis Velloso foi um dos economistas brasileiros mais influentes na segunda metade do Século XX. No Ministério do Planejamento transformou o EPEA criado pelo Ministro Roberto Campos em um Instituto, o IPEA, cuja importância não é necessário enfatizar. Ocupou o cargo de Ministro do Planejamento entre 1969 e 1979, nos governos de Emílio Médici e Ernesto Geisel. Sua honestidade e tolerância, mesmo em tempos do regime politicamente fechado, foram marcas significativas de seu caráter além dedicação ao estudo dos problemas brasileiros. Depois de sair do governo, o Ministro Reis Velloso dirigiu o Instituto de Altos Estudos, no Rio de Janeiro, por meio do qual, durante muitos anos promoveu os Encontros Anuais do Fórum Nacional, centro de convergência de debates sobre o desenvolvimento econômico brasileiro.
Reis Velloso exerceu papel decisivo na formulação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND), integrando a equipe econômica do período conhecido como milagre econômico, da segunda metade da década de 1960 à primeira metade dos anos 70.
Publicou “Brasil, a solução positiva” (1978) e “O Brasil e o Plano Bush: oportunidades e riscos numa futura integração das Américas” (1991), além de vários artigos de análise econômica.
O Corecon-DF se solidariza com familiares, amigos, companheiros de trabalho e pesquisa, alunos e todos aqueles que, assim como nós, se despedem deste notável brasileiro, servidor público e intelectual da Economia.