Na manhã desta terça-feira, 16 de julho de 2024, a presidência do Corecon/DF, representada por Luciana Acioly da Silva (Presidente), Jusçanio Umbelino de Souza (Vice-Presidente) e Daniel dos Passos Soares (Gerente Executivo), participou de uma reunião institucional com Saumíneo da Silva Nascimento (Diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho) e Paulo Penha de Lima (Coordenador(a)-Geral de Desenvolvimento de Programas e Ações de Inserção no Trabalho) da Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para firmar um termo de cooperação técnica.
O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria para a implementação do programa “Acredita no Primeiro Passo”, uma iniciativa do Governo Federal que visa superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica por meio do aumento da renda e da valorização do trabalho e do empreendedorismo das pessoas inscritas no Cadastro Único.
Durante a apresentação do programa, o diretor Saumíneo da Silva Nascimento destacou que existem 54,5 milhões de pessoas entre 16 e 64 anos no Cadastro Único, com potencial empreendedor e capacidades para o trabalho. O acesso ao microcrédito produtivo foi apontado como uma ferramenta essencial para alavancar novos empreendimentos populares, aumentar a renda das famílias e gerar empregos. “A redução da desigualdade social e da pobreza passa pela valorização do trabalho e do empreendedorismo, com incentivo à autonomia socioeconômica das famílias e melhor distribuição de renda”, afirmou Nascimento.
O Programa de Inclusão Socioeconômica e Garantia de Microcrédito Orientado para Inscritos no CadÚnico prevê a articulação de políticas de emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. Além disso, será criado um fundo garantidor para operações de microcrédito para pessoas físicas e jurídicas do Cadastro Único, denominado Fundo Garantidor (FGO Acredita), que visa reduzir riscos e garantir operações de microcrédito produtivo e orientado.
O Corecon/DF foi convidado a integrar a rede de parceiros do programa, com um termo de adesão simplificado e vigência automática para ações de parceria. O objetivo é disseminar boas práticas de inclusão produtiva e acesso a direitos sociais, além de firmar um termo de cooperação técnica para que os economistas possam ajudar na qualificação profissional dos beneficiários do microcrédito, fomentando o empreendedorismo estruturado em áreas urbanas e rurais.
Durante a reunião, a presidente do Corecon/DF, Luciana Acioly da Silva, apresentou o projeto do XXIV ENEOESTE (Encontro dos Economistas do Centro-Oeste) e convidou a secretaria para integrar o Fórum de Debate Econômico do DF. A presidente comprometeu-se a promover discussões sobre o desenvolvimento econômico do Distrito Federal e da região Centro-Oeste. Novas parcerias e eventos foram debatidos para fomentar debates qualificados sobre assuntos econômicos.