O Prof. Dr. Roberto José Bittencourt realizará uma pesquisa de campo como parte do seu projeto de pesquisa para o pós-doutorado e busca um bolsista com graduação em economia, possivelmente recém formado, para participar como estagiário.
O projeto de pesquisa é para estabelecer a relação entre três indicadores: Receitas Governamentais x Gasto com Saúde x Crescimento do PIB entre dois ciclos longos: 1930 – 1980 versus 1980 – 2014. Nesse sentido o “trabalho de campo” é a obtenção de dados primários das três variáveis indicadas.
Como se trata de ciclos longos, retroagindo a 1930, é possível que a “pesquisa de campo” aconteça principalmente no Ministério da Fazenda.
Para maiores informações pode-se acessar o vídeo postado no Youtube: “Desenvolvimentismo; Saúde e Igualdade” – Parte II (na conta de Roberto Bittencourt). Nesse Seminário, realizado na UnB (Parte II) apresentou-se o debate em torno da metodologia da pesquisa. Ou seja, há boas informações sobre “que fazer e como fazer”.
A bolsa de estágio será de R$ 5.000,00 para um estágio de 40 horas semanais. A princípio seriam quatro semanas, podendo ser renovada por mais 4 semanas, impreterivelmente.
Os interessados devem procura-lo por meio do e-mail robertobitt@cardiol.br ou pelo telefone (61) 99558-6405, se possível com essas informações já processadas, para definição do passo- a-passo, assim como o cronograma da pesquisa.
Acesse o link e confira parte do projeto no artigo “O novo estruturalismo cepalino: um contra ponto latino americano a globalização neoliberal” publicado na última edição da Revista de Conjuntura do Corecon-DF.