Esse curso de mercado de trabalho engloba diversos tópicos da teoria econômica de labor, alem de oferecer evidências empíricas sobre essa teoria, principalmente para o caso brasileiro. A ementa do curso inclui: Modelo de oferta de trabalho seguido por resultados empíricos: o que determina a decisão de um trabalhador participar do mercado de trabalho e como tem evoluído os principais indicadores (desemprego, participação da força de trabalho, salário etc) ao longo do tempo. Problemas relacionados à educação, incluindo fatos estilizados, teoria do capital humano e avaliação empírica dos retornos para educação. A teoria estática da demanda por trabalho, bem como estimativas empíricas das elasticidades de demanda por trabalho. Formação salarial, primeiro dentro de uma estrutura de competição perfeita, então com a introdução de obstáculos para competição, levando a uma discussão do modelo de monopsônio e discriminação, discriminação estatística, e evidência empírica sobre diferenciais compensatórios, sobre discriminação e sobre diferenciais salariais. A evolução das desigualdades salariais, levando em conta o papel do progresso tecnológico, competição internacional, fluxos migratórios e mudança institucional. A avaliação de políticas sobre o emprego e os resultados empíricos principais. Instituições e performance do mercado de trabalho: salário mínimo, proteção ao emprego. Em particular, será visto os potenciais efeitos da reforma trabalhista ocorrida no Brasil. Efeitos macroeconômicos do mercado de trabalho.
OBJETIVOS
O curso tem o objetivo de introduzir aos alunos alguns dos principais tópicos de Economia do Trabalho, alternando entre teoria e evidência empírica. Espera-se que, ao final do curso, o aluno possa ter um entendimento mais aprofundado do que afeta o mercado de trabalho e interpretar com maior precisão os principais indicadores relacionados ao tema, tanto em termos micro como em termos macroeconômicos.
PÚBLICO ALVO
Economistas, administradores, contadores, engenheiros, demais profissionais que necessitam avaliar a conjuntura econômica de forma geral e estudantes de Economia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 01:
– Introdução
– Indicadores básicos de mercado de trabalho
Aula 02 e 03:
– Oferta de trabalho: seus principais determinantes e a evidência empírica
Aula 04 e 05:
– Problemas relacionados à educação, incluindo fatos estilizados, teoria do capital humano e avaliação empírica dos retornos para educação
Aulas 06:
– O lado da demanda por mercado de trabalho: seus principais determinantes e a evidência empírica
Aula 07 e 08:
– A formação salarial: o que determina os salários
– Discriminação salarial: existe e qual o seu tamanho?
Aulas 09 e 10:
– Políticas Públicas de Emprego e os resultados empíricos principais.
– Instituições e performance do mercado de trabalho: salário mínimo, proteção ao emprego
– Efeitos da Reforma Trabalhista
Aulas 11 e 12:
– O mercado de trabalho no contexto da macroeconomia
INSCRIÇÕES
cursos@corecondf.org.br