I– OBJETIVO GERAL:
Matemática é uma linguagem. Interpretá-la, operando com variáveis endógenas e exógenas, é o objetivo do curso.
II – ABORDAGEM:
Aulas expositivas com exercícios.
III – PÚBLICO ALVO
É útil para estudantes de economia, economistas, engenheiros, matemáticos e outros que pretendem estudar Economia, pois destacará o que há de comum na linguagem da teoria macroeconômica e microeconômica.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MATEMÁTICA
1. Noção de Conjunto – Relação de pertinência. Relação de inclusão, operações de interseção, união, diferença. Produto cartesiano. Relações.
2. Noções de Geometria Analítica – Coordenadas no plano e no espaço. Fórmulas de distância. Vetores livres no plano e no espaço. Produto escalar, produto vetorial, perpendicularidade. Funções implícitas.
3. Álgebra Linear – Operações com matrizes. Matriz inversa, transposta e adjunta. Resolução de sistemas lineares. Determinantes. Regra de Cramer. Produto interno, ortogonalidade. Transformações lineares.
4. Funções de variável real – Limites. Funções contínuas. Impetração algébrica e geométrica Derivada. Reta tangente e reta normal. Regras de derivação: derivada da soma, do produto, do quociente, regra da cadeia. Função exponencial e logarítmica. Regra de L’Hôpital. Intervalos de concavidade e convexidade. Ponto de inflexão. Polinômio de Taylor.
5. Funções de variáveis reais – Derivadas parciais: Interpretação inclinação e descolamento. Diferencial total. Gradiente. Regra da cadeia. Funções implícitas. Condições de 1ª e 2ª ordens para máximos e mínimos de funções de várias variáveis reais. Condições de 1ª e 2ª ordens para otimização condicionada com restrições de igualdade e desigualdade.
6. Equações diferenciais e em diferenças – Equações lineares de 1ª ordem e de 2ª ordem com coeficientes constantes.
BIBLIOGRAFIA
1. CHIANG, A.C. Matemática para Economistas. São Paulo: McGraw-Hill.
MICROECONOMIA
1. Demanda do Consumidor
– Teoria do Consumidor – Teorias cardinal e ordinal. Curvas de indiferença. Limitação orçamentária. Derivada e equilíbrio do consumidor. Mudanças de equilíbrio devidas à variação de variáveis exógenas: equação de Slutsky ; efeito-preço, efeito-renda e efeito-substituição..
– Curva de demanda: derivadas e deslocamentos da e na curva.
2. Oferta
– Teoria da produção – Fatores de produção. Função de produção e suas propriedades. Isoquantas. Rendimentos de fator, rendimentos decrescentes
– Custo – Custo de Produção. Função de custo; custo fixo e variável. Custo marginal; custo médio.
– Curva de oferta.
3. Mercados
– Concorrência Perfeita – O equilíbrio da empresa em concorrência perfeita: a curva de oferta; deslocamento da curva e mudança ao longo da curva; equilíbrio do mercado: posição de equilíbrio, variações das variáveis exógenas.
– Monopólio – Equilíbrio da empresa monopolista Comparação com o mercado de concorrência perfeita.
BIBLIOGRAFIA
VARIAN, H. Microeconomia: Princípios Básicos, Tradução da 7ª Edição Americana Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.
MACROECONOMIA
1. Monetária e Fiscal – Funções da moeda. Criação e distribuição de moeda pelos bancos comerciais. Controle dos meios de pagamentos. Procura de moeda: motivos determinantes da retenção de ativos líquidos. Papel do Banco Central.
2. Modelo IS x LM x BP – Equilíbrio no mercado de bens e monetário. Derivada e Análise IS x LM. Derivada e impactos de políticas fiscal e monetária. Regimes cambiais.
3. Oferta e Demanda agregadas e Curva de Phillips – derivada e modelo AS x AD (curto e longo prazo). Curva de Phillips: expectativas adaptativas e racionais; rigidez de salários e a oferta keynesiana; flexibilidade de salário e a oferta clássica.
BIBLIOGRAFIA
1. SIMONSEN, M.H. e CYSNE, R.P. Macroeconomia. 4a. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2009.
2. DORNBUSH, R.; FISCHER, S. e STARTZ, R. Macroeconomia. 10ª ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2009.
V – CORPO DOCENTE:
Fritz José de Barros Barbosa – Economista, Cursou a Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – RJ, foi técnico da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Embrapa, trabalhou na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e do Ministério da Agricultura, foi pioneiro em cursos de preparação para ANPEC e ministrou o curso por 15 anos.
VI – Calendário das aulas:
8 a 12 de julho de 2019
15 a 19 de julho de 2019
Horário: 19 às 22 horas (segunda a sexta)
Carga Horária:30 horas
Local: UPIS – SEPS Q 712/912 Conj A – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-125
VII – INVESTIMENTO:
Economista registrados e estudantes de economia: R$ 500,00
Público Geral: R$ 600,00
Formas de pagamento: Boleto ou cartões de crédito/débito
Boleto à vista ou cartão de débito – 5% de desconto
Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros