No mundo corporativo, risco está associado à incerteza do cumprimento de algum objetivo ou na probabilidade de perda de algo material ou intangível. A gestão adequada dos riscos é condição fundamental para o sucesso da organização e, por isso, passou a ocupar lugar de destaque na gestão da empresa.
Os riscos de Compliance diferem de acordo com as empresas, seus mercados de atuação, tipos de produtos, serviços e soluções, etc. Assim, torna-se salutar a organização estabelecer a melhor forma para identificá-los e, a partir daí engajar-se na sua mitigação.
Naturalmente, entende-se como essa a fase inicial, pois dela derivam os processos, atividades e controles que irão compor a base de Mecanismos de Integridade e Sistemas de Compliance. Para a efetividade e sustentabilidade dos Mecanismos de Integridade e Sistemas de Compliance vale investir num estudo detalhado para alocação de recursos de acordo com os riscos inerentes, de forma a evitar excesso de atividade onde os riscos são baixos e, em contrapartida, escassez delas onde os riscos são maiores.
Acertar na escolha do profissional para uma determinada função é fundamental para o sucesso ser alcançado. Para o Compliance, todavia, não há unanimidade sobre os requisitos principais do perfil dessa pessoa. Por exemplo, tornaram-se comuns debates sobre qual a formação acadêmica mais adequada para um Compliance Officer: administrador, economista, advogado, engenheiro, entre outras. Na prática, todos esses profissionais têm possibilidade de êxito ou fracasso, entretanto, existem características importante a serem observadas que serão identificadas no curso.
O profissional de Compliance tem como compromisso agir, visando instruir os indivíduos, convencendo-os sobre a direção correta e obtendo-lhes o apoio, ou seja, jamais se furtar de intervir, em situações possíveis de risco à empresa ou às pessoas. Mas, todavia, se a sua voz atenciosa e educada não for ouvida, deverá adotar uma postura mais forte e radical, se for preciso, de forma a garantir o atendimento integral dos princípios do Compliance.
Para o exercício de suas atribuições do dia a dia, é fundamental esse profissional ser reconhecido na organização pela sua integridade e gozar de credibilidade, pois essa função assim requer.
SERVIÇO
Curso de Formação em Compliance e Gestão de Risco
Módulo 1: FUNDAMENTOS DE COMPLIANCE
Prof: Homero Gustavo Reginaldo Lima
Data: 03 a 06 de março
Módulo 2: CURSO COMPLIANCE E PROGRAMAS DE INTEGRIDADE NA PRÁTICA
Prof: Ricardo Luis Matos Teixeira
Data: 10 a 13 de março
Módulo 3: GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DA GESTÃO
Prof: Paulo Grazziotin
Data: 24 a 27 de março
Boa tarde!
Existe a previsão de realização de cursos online neste período de quarentena devido ao Conona Vírus?
Obrigado!
Prezado,
Ainda não há previsão, mas estamos procurando uma forma de melhor atender nesse período.