I. OBJETIVOS:
- Rever os conceitos básicos do cálculo financeiro (Matemática Financeira) aplicados à análise de investimentos;
- Conceito, componentes e montagem do Fluxo de Caixa representativo de uma alternativa de investimento;
- Apresentar os conceitos e métodos da avaliação econômico-financeira de alternativas de investimentos e como aplicá-los;
- Aprimorar os processos decisórios de aceitação (decisão aceitar/rejeitar) e de seleção (decisão de escolher a alternativa economicamente superior) de alternativas de investimento mutuamente excludentes;
- Aplicar as abordagens adequadas para escolha de uma combinação ótima de alternativas independentes de investimento (critério de combinação);
- Aplicar a análise de sensibilidade na identificação das variáveis estratégicas de uma alternativa de investimento;
- Propiciar condições de permuta de informações entre profissionais de mesma ou de diferentes empresas ou áreas de atuação profissional;
- Oferecer oportunidades para atualização e/ou aquisição de conhecimentos sobre o assunto.
II. PÚBLICO ALVO:
Economistas, administradores, contadores, engenheiros, analistas de custos, gerentes, superintendentes e demais profissionais que participam da formulação (elaboração) e justificação (análise) de alternativas de investimento no processo decisório de empresas públicas e privadas (comerciais, industriais, instituições financeiras e imobiliárias). Estudantes de Economia (que tenham cursado ou cursando a disciplina de Matemática Financeira) poderão participar do Curso.
III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I: Cálculo Financeiro Aplicado à Análise de Investimento
1.1 – Cálculo Financeiro Básico: capitalização versus desconto; capitalizações: simples e composta; convenções: linear e exponencial; taxas proporcionais e taxas equivalentes; taxa nominal versus taxa efetiva; taxa real versus taxa aparente de juros; funções financeiras e fatores de juros compostos; sistemas de amortização de dívidas: Sistema de Amortização Constante – SAC e Sistema de Amortização Crescente – SACRE (ou francês) e Tabela Price.
1.2 – Cálculo Financeiro Aplicado à Análise de Investimentos: conceito e representação gráfica de fluxo de caixa – FC; desconto, capitalização e uniformização de FCs; cálculo do Valor Presente Líquido – VPL e da Taxa Interna de Retorno – TIR; orientação do uso da planilha eletrônica (EXCEL) no cálculo financeiro básico e no cálculo financeiro aplicado à análise de investimentos.
MÓDULO II: Montagem de FC de Projetos de Investimentos
2. Montagem da Distribuição de Fluxos de Caixa de Uma Alternativa de Investimento: antes e após a tributação direta (imposto de renda), sem e com recursos de terceiros (financiamento); influência dos encargos de capital (depreciação, amortização fiscal e exaustão) e do financiamento na rentabilidade das alternativas de investimento; impacto dos incentivos fiscais e financeiros; classificação das distribuições de FCs para efeito da análise de investimentos.
MÓDULO III: Métodos de Avaliação Econômica de Projetos
3.1 – Métodos de Avaliação Econômico-Financeira de Alternativas de Investimento: classificação de alternativas para efeito de análise (mutuamente excludentes e independentes), critérios de decisão do investidor (critérios de aceitação e de seleção de alternativas mutuamente excludentes e critério de combinação de alternativas independentes); métodos simplificados de avaliação (métodos do Retorno Contábil e dos Períodos de Payback); métodos baseados no desconto de fluxo de caixa (métodos do Valor Presente Líquido – VPL, do Valor Anual Equivalente – VAE e da Taxa Interna de Retorno – TIR); métodos alternativos e suas críticas.
3.2 – Seleção de uma Combinação Ótima de Alternativas Independentes com Restrição Orçamentária: abordagens do VPL e TIR.
3.3 – Seleção de uma Alternativa de um Conjunto de Alternativas Mutuamente Excludentes com Horizontes Diferentes: importância do método do VAE; comparação de alternativas pelos custos; o problema de seleção e substituição de ativos físicos; seleção de alternativas com horizontes perpétuos e o conceito de custo capitalizado de uma alternativa de investimento.
3.4 – Análise de Sensibilidade: seu emprego na identificação das variáveis estratégicas de uma alternativa de investimento.
MÓDULO IV: Tópicos Especiais em Análise de Investimentos
4. Tópicos Complementares: a taxa mínima de atratividade (custo de oportunidade) como elemento da estratégia de investimento do investidor; cálculo da TIR de alternativas que apresentam distribuição de FCs do tipo não convencional; vida útil de uma alternativa de investimento (perpetuidade).
IV. INSTRUTOR: Eng.º de Minas e Economista Petain Ávila de Souza D Sc., com Especialização em Economia dos Recursos Minerais pela FGV/RJ, Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais e Doutor em Geociências pela UNICAMP. Ex-Professor de Gestão Financeira Avançada do MBA da Universidade Católica de Brasília; Instrutor de Avaliação Econômica de Projetos de Mineração do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM e do Instituto de Educação Tecnológica – IETEC-MG, ex-professor de Análise de Investimento II e de Administração Financeira da Universidade Católica de Brasília e consultor independente. Profissional com ampla folha de serviços prestados a diversas instituições públicas e privadas e à comunidade acadêmica. Autor dos livros Avaliação Econômica de Projetos de Mineração (1995, publicado com base em sua dissertação de mestrado na UNICAMP e reeditado em 2005 e 2009) e Impacto Econômico da Questão Ambiental no Processo de Investimento em Mineração (2001, com base em sua tese de doutorado na UNICAMP e publicado pelo Departamento Nacional da Produção Mineral).
SERVIÇO
Curso “Avaliação Econômica-Financeira de Alternativas de Investimentos”
Datas: 27 e 28 de setembro e 4 e 5 de outubro de 2019
Horário: 18 às 22h (sexta-feira) | 9 às 12h e 13 às 18h (sábado)
Carga horária: 24 hs/aula
Local: A definir
Investimento: Economistas registrados e estudantes R$ 700 | Outros profissionais: R$ 900 | Parcelamento em 3x sem juros