Evento será realizado nos dias 07 a 09 de novembro, em São Luís, e proporciona uma oportunidade ímpar para troca de conhecimentos e networking. Ainda há tempo para inscrever-se
O XXV Congresso Brasileiro de Economia está cada vez mais perto e reunirá vários dos principais economistas brasileiros (além de outros do exterior) para debater “Um novo futuro: planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade”. Além de profissionais e estudantes de Ciências Econômicas, estarão presentes autoridades, empresários, acadêmicos e outros interessados, proporcionando uma ocasião ímpar para troca de conhecimentos e networking. As inscrições podem ser feitas clicando AQUI.
A palestra magna acontecerá na noite de 07 de novembro (terça-feira) e tem como tema “Um novo futuro: planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade” e estará a cargo dos economistas Vito Tanzi e Marcio Pochmann. Tanzi é italiano, tem PhD pela universidade de Harvard e desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos, trabalhando durante muito tempo no fundo Monetário Internacional. Pochmann é doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, foi presidente do IPEA entre 2007 e 2012, recebeu do Cofecon o prêmio de Personalidade Econômica do Ano em 2007 e atualmente é presidente do IBGE.
Para a palestra de encerramento, que será realizada na noite de 09 de novembro (quinta-feira), está confirmado o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele falará sobre “Instituições, democracia e desenvolvimento”. Dino atuou como magistrado no estado do Maranhão e posteriormente elegeu-se deputado federal (2006), governador (2014 e 2018) e senador (2022).
Fórum e minicurso de Perícia
Um tema que vem ganhando espaço nos debates do Sistema Cofecon/Corecons é a atuação do economista nas áreas de perícia, mediação e arbitragem. Pensando nisso, no dia 08 (quarta-feira) será realizado o minicurso Economista Perito, com transmissão pela plataforma EAD do Cofecon. Os instrutores serão José Marcos de Campos, Paulo Roberto Godoy e Vilma Guimarães e os temas abordados serão o mercado de trabalho do economista perito, bem como as perícias bancária e previdenciária.
No dia seguinte (09, quinta-feira), também pela manhã, acontecerá o Fórum de Perícia, Mediação e Arbitragem. Os temas abordados irão de avaliação empresas a indenização de perdas e danos, passando por perícia trabalhista, mediação e arbitragem. O Fórum terá participação dos economistas André Koerich, Tiago Jazinski, Claudio Balreira e Angeliz Suckow.
Garanta a sua inscrição gratuita AQUI.
75 anos da CEPAL
A Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é uma das cinco comissões regionais estabelecidas pelas Nações Unidas e neste ano ela completa 75 anos. Ela teve importância na construção do pensamento econômico da região, estabelecido sobre um método analítico estruturalista a partir de um modelo centro-periferia, tendo como um dos nomes mais destacados o brasileiro Celso Furtado. Durante o Congresso, uma mesa especial comemorará os 75 anos da entidade, com a participação dos economistas Carlos Henrique Fialho Mussi, Ricardo Bielschowsky e Juan Pablo Jiménez.
Fórum da Mulher Economista e Diversidades
Outra mesa especial, que terá lugar na manhã de 08 de novembro (quarta-feira), é o Fórum da Mulher Economista e Diversidades. Além de receber a presidente do IPEA, Luciana Servo, a mesa também contará com a participação da pesquisadora Kellen Brito e da professora Potyra Terena. O Fórum proporciona um excelente espaço de debates para questões de gênero e inclusão.
Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons
Nos dias 08 e 09 de novembro, paralelamente ao Congresso, será realizado o Encontro de Funcionários do Sistema Cofecon/Corecons, evento que tem a finalidade de promover capacitação de pessoal e troca de experiências dentro dos Conselhos, bem como alinhamento de estratégias que contribuam para a excelência dos trabalhos realizados.
O evento terá palestras sobre assuntos que vão desde a transformação digital até a realização das atividades-fim dos Conselhos de fiscalização profissional, passando pelas questões de contratação e decisões recentes do Tribunal de contas da União. Em seu encerramento, na manhã do dia 09, acontecerá a segunda edição do Projeto de Boas Práticas do Sistema Cofecon/Corecons, que reconhece iniciativas dos Corecons no desenvolvimento de suas atividades. A primeira edição, em 2021, foi vencida pelo Corecon-PE, com o projeto de divulgação do Desafio Quero Ser Economista para as escolas do estado.