Ocorreu na última quinta-feira, dia 14 de fevereiro, na sede do Corecon-DF, a primeira reunião da Comissão de Conjuntura e Economia Regional (CCER) do Corecon-DF.
Estiveram presentes os economistas Eloy Corazza, vice-presidente do Corecon-DF, Eustáquio Carvalho, coordenador da Comissão, Daniel Soares e Angeilton Faleiro, funcionários do Conselho, representando o Corecon-DF, e os senhores Eduardo Almeida (Fecomércio-DF), Eduardo Vieira (Codese-DF), Jusçanio de Souza (Codeplan-DF) e Silvio Nakata.
O objetivo da reunião foi para apresentação resumida sobre a CCER e ideias e propostas iniciais que poderão servir de base para discussões, apresentação dos participantes e expectativas de cada um e criação da Região Metropolitana de Brasília.
Na oportunidade, o economista Eustáquio, Coordenador da Comissão, fez um breve relato sobre a oportunidade de se implementar a CCER em face do momento de “instalação” de novos dirigentes tanto no GDF quanto no Governo Federal. Salientou a importância de ações que promovam a geração de emprego e renda no Distrito Federal, bem como do maior estreitamento das relações e contribuições de representantes de entidades do setor produtivo, de órgãos governamentais e de outras entidades da sociedade civil, bem como de profissionais interessados ou que estejam ligados com o tema.
Quanto à CCER, foram apresentados os seus objetivos regimentais, que são:
- Pautar discussões sobre a conjuntura e economia do Distrito Federal nas reuniões do Conselho;
- Elaborar roteiros de debates sobre a conjuntura econômica do Distrito Federal nas universidades e outras instituições;
- Promover estudos e pesquisas sobre a economia do Distrito Federal por meio de parcerias institucionais.
Cada participante se apresentou enquanto profissional, ligação institucional, ocupação em ações abrangidas pelos objetivos da CCER e expectativas pessoais/profissionais em relação aos produtos que dali poderão surgir, bem como no que a sua instituição poderá contribuir ou mesmo se engajar.
Após algumas observações quanto a abrangência e também quanto a aspectos operacionais, foi apresentada uma proposta para realização de seminário dedicado ao tema, em março, com palestrantes ligados ao Ibrase, Codeplan, Secretaria da Região Metropolitana, UnB, Câmara Legislativa e Corecon. O principal objetivo do evento será a definição dos limites da Região Metropolitana de Brasília, entender melhor as responsabilidades e o papel de cada instituição envolvida na implementação e dar conhecimento de ações que estejam em curso.