O Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE) é uma iniciativa do Sistema Cofecon/Corecons, com abrangência nacional, realizado bienalmente nos anos pares. O trabalho do Cofecon e do Corecon-PB, sede na edição de 2022 para realização do evento, tem foco na valorização do profissional registrado e que atua com responsabilidade para o desenvolvimento do país.
As discussões dos SINCE versarão, prioritária e obrigatoriamente, sobre a atuação dos Conselhos Regionais de Economia e a economia brasileira, incluídos ainda outros temas que, conjuntamente, terão os seguintes objetivos:
I – examinar e debater questões de legislação, normativos, regimentais, operacionais, administrativos e de gestão do Sistema Cofecon/Corecons, todas relativas à atuação profissional do Economista e dos Conselhos de Economia;
II – estabelecer linhas de ação conjunta para o Sistema Cofecon/Corecons;
III – debater os assuntos referentes à formação dos economistas e à atualização profissional;
IV – debater a estrutura do sistema sócio-político-econômico-financeiro do País e sua conjuntura atual.
As decisões do Simpósio são tomadas em assembleia, onde votam os delegados indicados pelos Conselhos Regionais, conforme sua representatividade quantitativa de economistas registrados e adimplentes em cada Conselho.
Lançamento do portal do SINCE é destaque em reunião da Comissão Organizadora do evento
No dia 23 de maio, foi realizada reunião estratégica para a realização do XXVII SINCE, que acontece em João Pessoa entre os dias 2 e 4 de novembro. Entre os participantes, o presidente do Cofecon, Antonio Correa de Lacerda; o vice-presidente da Autarquia, Paulo Dantas da Costa; o presidente do Corecon-PB, Francisco Nunes de Almeida; e o coordenador do evento, Celso Mangueira.
Entre os destaques, foi anunciado o lançamento do portal do evento, que pode ser acessado no link https://cofecon.org/since/. Por ser um ambiente dinâmico, as informações serão constantemente atualizadas, com informações sobre inscrições, programação, palestrantes, painéis e programação cultural. Já estão confirmados os três painéis tradicionais do Simpósio, além do Fórum Mulher Economista e da Homenagem do Centenário de Celso Furtado.
O XXVII SINCE abordará o tema: “O papel do Sistema Cofecon/Corecons na superação da crise e retomada do desenvolvimento”. Confira a programação preliminar:
Grupos de Trabalho
Grupo 1: Formação, aperfeiçoamento profissional e mercado de trabalho do economista.
Grupo 2: Aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons.
Grupo 3: Estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil.
Painéis Temáticos
Painel 1: Exposições e debates sobre o tema: “O Legado de Celso Furtado” como fonte de inspiração nas formulações de políticas de desenvolvimento, em níveis regional e nacional.
Painel 2: Apresentação e debates sobre a “Agenda de Desenvolvimento do Nordeste”, elaborada pelos Corecons do Nordeste em parceria com instituições vinculadas ao desenvolvimento. Outras agendas de desenvolvimento poderão ser apresentadas, caso os Corecons das outras regiões desejem elaborá-las.
Painel 3: VI Fórum das Mulheres Economistas.
Também participaram os conselheiros federais Waldir Pereira Gomes e Wellington Leonardo da Silva; Flávia Vinhaes Santos, presidente do Corecon-RJ; Tânia Cristina Teixeira, presidente do Corecon-MG; e os conselheiros regionais João Bosco Ferraz de Oliveira, Rubén Castedo Ramirez e Werton José de Oliveira Batista.
Acesse AQUI o portal do XXVII SINCE e fortaleça o debate
Regimento Interno do SINCE: confira as mudanças aprovadas
O Conselho Federal de Economia realizou nos dias 27 e 28 de maio, em São Paulo, sua 713ª Sessão Plenária ordinária. Na reunião, foram aprovados ajustes no Regimento Interno do SINCE. Entenda, na prática, o que significam essas mudanças.
Uma delas é considerar a data de 30 de junho para definir a quantidade de ECVs no processo de eleição dos delegados. Atualmente, a data utilizada refere-se ao fim do ano anterior.
O SINCE é um evento de discussões internas da categoria. Tradicionalmente, conta com três grupos de trabalho: um discute formação e mercado de trabalho do economista, outro debate o aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons e um terceiro aborda a conjuntura econômica. Quem participa destas discussões são os delegados indicados pelos Conselhos Regionais de Economia. Cada Corecon tem direito a um mínimo de quatro delegados, e mais um para cada 700 ECVs.
Os ECVs em questão são os Economistas em Condição de Voto – ou seja, profissionais que estão devidamente registrados e adimplentes com o respectivo Regional e que, desta forma, estão habilitados para votar nas eleições que se realizam a cada ano, no mês de outubro. A quantidade de economistas registrados e adimplentes faz com que um Corecon possa ter mais representatividade em algumas das instâncias do Sistema Cofecon/Corecons – e o Since é uma delas. Assim, a cada 700 economistas em condição de voto, o Regional ganha o direito de ser representado por um delegado a mais durante o evento.
Outra alteração tem a ver com a comissão organizadora, que passa a ter o presidente e vice-presidente do Cofecon e do Corecon sede e mais seis integrantes escolhidos de forma paritária. Em atendimento aos artigos 9º e 20 do referido normativo, por exemplo, os Corecons que desejarem apresentar propostas a serem apreciadas pelos Grupos de Trabalho, desde que relacionadas ao respectivo temário, deverão encaminhá-las ao Cofecon até o dia 1º de setembro de 2022. As propostas serão consolidadas e aprovadas por ocasião da 715º Sessão Plenária do Cofecon, a ser realizada nos dias 16 e 17 de setembro de 2022.
Confira AQUI o Regimento Interno do SINCE.
SINCE entrevista Marcus Vinicius Gava, Diretor da Uninassau, sobre a parceria com o Sistema Cofecon/Corecon para realização do evento em João Pessoa
As atividades do XXVII SINCE acontecerão nas dependências da Uninassau. Por isso, convidamos Marcus Vinicius Gava, Diretor da Universidade, para falar sobre a realização do evento e os impactos da parceria entre o Corecon-PB e a universidade.
Confira!
Qual a importância da realização do Simpósio Nacional de Economia na sede Uninassau?
Sem dúvidas, a realização do evento sinaliza para a comunidade como um todo a nossa preocupação com o nosso desenvolvimento regional e nacional. Além disso, por meio da parceria para realização do SINCE, demonstramos a necessidade de discussões urgentes e necessárias para o nosso crescimento e principalmente para o desenvolvimento consciente dos nossos alunos. É tempo de abraçar as causas e aprofundar os conhecimentos para o desenvolvimento do nosso povo.
Como os estudantes da universidade serão impactados com a realização do evento?
Os alunos poderão vivenciar momentos que irão contribuir para o desenvolvimento de suas carreiras. O SINCE trará uma atualização sobre a economia, em forma de debate, proporcionando uma oportunidade de os estudantes potencializarem o desenvolvimento profissional e também pessoal. Saber o acontece no Brasil e no mundo fortalece o arcabouço interdisciplinares e proporciona crescimento.
Qual a importância da aproximação universidade, estudantes e conselho de fiscalização profissional na atualidade, em que recorrentemente ouvimos denúncias de profissionais não habilitados exercendo profissões regulamentadas?
A aproximação fortalece as relações e amadurece as responsabilidades. A partir da realização do SINCE, teremos a possibilidade de contar, ainda mais, com estudantes e profissionais orientados nessa direção – o que fará toda a diferença ao colocarem em prática as suas profissões.
Qual a mensagem/convite o Sr. gostaria de deixar para os estudantes da Uninassau e de economia de outras instituições em todo o país?
O nossa instituição, além de oferecer com maestria a formação acadêmica dos estudantes, quer sempre contribuir para a vida profissional dos nossos alunos e sentimos que receber o SINCE será uma ótima oportunidade de desenvolvimento humano dos nossos alunos.
João Pessoa: cultura, tradição e desenvolvimento
A capital da Paraíba, João Pessoa, considerada a “Porta do Sol” das Américas, é a terceira cidade mais antiga do país e alia desenvolvimento e cultura, ao mesmo tempo que se prepara para o futuro, preservando seu passado.
Por ter sido uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife), a capital paraibana possui antigo e vasto patrimônio histórico. Seu rico acervo cultural está fincado em meio a danças folclóricas, peças de teatros e manifestações diversas oriundas da imaginação e criatividade popular.
A cultura local é trabalhada nas escolas e universidades, como forma de levar aos estudantes o conhecimento das expressões culturais paraibanas, provocando neles o interesse pela preservação do folclore da terra.
Além disso, João Pessoa possui uma rede hoteleira bem distribuída, com cerca de 14 mil leitos, e um setor preparado para servir bem ao turista. A cidade também dispõem de excelentes centros de ensino universitários, oferece um infraestrutura de serviços de qualidade e conta com e requintados restaurantes, que enaltecem a nossa gastronomia.
Comissão SINCE 2022
Membros do Corecon-PB: Chico Nunes (Presidente do Corecon-PB), Celso Mangueira (Vice-presidente e coordenador do Since), Acilino Madeira, João Bosco, Ruben Castedo, Werton Oliveira, Manoel de Deus, Regina Amorim e Niedja Mayara.
Membros do Cofecon: Antonio Corrêa de Lacerda (Presidente do Cofecon), Paulo Dantas (Vice-Presidente do Cofecon), Ana Cláudia Arruda, Eduardo Rodrigues, Fabiola Andréa Leite de Paula, Flávia Vinhaes, João Manoel Barbosa, Lauro Chaves, Paulo Hermance Paiva, Tania Teixeira, Mônica Beraldo, Waldir Pereira e Wellington Leonardo.
Interfaces no Cofecon: Aline Tales, Jane Lopes e Renata Reis.
mktcoreconpb@gmail.com
corecon-pb@cofecon.org.br
(83) 3241-1089 (a partir das 12h)
(83) 8124-2444