Ocorreu na última quinta-feira, dia 05 de abril, na sede do Corecon-DF, a instalação oficial e a primeira reunião de trabalho da Comissão de Conjuntura e Economia Regional (CCER) do Corecon-DF.
A Comissão de Conjuntura e Desenvolvimento Regional é composta por representantes de entidades do setor produtivo, de órgãos governamentais e de outras entidades da sociedade civil, bem como por profissionais convidados que, por interesse ou ligação com o tema, queiram pautar discussões sobre a conjuntura e economia do Distrito Federal nas reuniões do Conselho; elaborar roteiros de debates sobre a conjuntura econômica do Distrito Federal nas universidades e outras instituições; promover estudos e pesquisas sobre a economia do Distrito Federal por meio de parcerias institucionais.
Estiveram presentes representantes da instituições: Fibra/DF , Fape/DF, Codeplan, Conab, Fercomércio/DF, Secretária de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do GDF, consultores independentes e conselheiros do Corecon/DF que compõem a CCER.
O Presidente do Corecon-DF, César Augusto Moreira Bergo, instalou oficialmente a Comissão e passou os trabalho para o Coordenador da CCER, José Eustáquio Moreira de Carvalho, que fez uma breve apresentação dos objetivos institucionais da Comissão e deu boas-vindas aos membros. Em seguida, houve a apresentação individual dos participantes, que na sua maioria elogiou a inciativa e a qualidade e representatividade do grupo.
Seguindo a pauta, o Coordenador apresentou, para avaliação preliminar, proposta de realização de evento sobre a Região Metropolitana de Brasília. Entretanto, o representante da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Saul Pimentel, falou sobre a programação de outro projeto de ações sobre o mesmo tema, intitulado Seminário “ Novo Impulso à Região Metropolitana de Brasília/DF: Desafio e oportunidade”, com data provável para dia 16 de maio de 2019 no auditório da Escola de Governo do DF. Nesse contexto, a CCER, decidiu analisar e apoiar o evento, inclusive com a possibilidade de liderar um painel no evento. O representante da Fibra, Diones Cerqueira, apoiado por outros membro da Comissão, sugeriu que, ainda assim, a proposta discutida deveria ser discutida sobre uma ótica mais focada nas urgências e necessidades de Brasília. Ele (Diones) ficou de alinhar, pelo menos, três pontos para o foco.
Em Assuntos gerais, o Coordenador mencionou os seguintes fatos:
1. realização do Encontro de Economistas do Centro-Oeste (ENEOESTE), em Cuiabá, MT, no mês de agosto próximo;
2. proposta de realização de evento, apresentada pelo Consultor autônomo, Prof. Brito Rabelo, que foi entregue à Presidência do Corecon, para análise e viabilização através da CCER;
3. agradecimento à colaboração da Secretária Adjunta de Economia do GDF, por intermédio da Dra. Patrícia Café e equipe, com proposta de alteração nas Leis 3.196, de 29.09.2003 e 5.422, de 24.11.2014;
4. importância de serem convidas a Embrapa e Sudeco, para participarem da CCER.