No início da conversa, Luciana compartilha sua paixão pela economia e destaca a importância das mulheres economistas ocuparem posições de liderança, além de impulsionarem a formação de novas lideranças.
“Somos maioria da população e temos presença significativa na economia, seja como economistas formadas ou em outras áreas. As mulheres contribuem para o PIB e para diversos setores da economia, atuando em cadeias produtivas e em todos os seus níveis. No entanto, ainda é necessário ocupar mais espaços de liderança”, ressalta a convidada.
Luciana destaca ainda que, em áreas como as finanças internacionais, onde atua, ainda há uma representatividade muita baixa de mulheres em posições de liderança. “É essencial termos referências, seja no campo da pesquisa, em ONGs ou em cargos de liderança. Mulheres como Tânia Teixeira, presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), são uma verdadeira fonte de inspiração para todas nós”.
“Precisamos ocupar mais espaços, e na nossa profissão, há diversas oportunidades para atuar, pois ela possui muitas interfaces. Estamos presentes em todas as áreas do conhecimento”, finaliza a presidente Luciana, a deixar um recado especial para as mulheres e futuras economistas.
O programa é uma verdadeira fonte de inspiração. Assista na TV Economista: https://www.youtube.com/watch?v=xtgaIxQnFdc&t=54s