No que tange a conjuntura atual, um dos conhecimentos mais significativos e relevantes que estudantes em processo de formação acadêmica devem possuir é a amplitude dicotômica de ideologias que diversas escolas de pensamento oferecem.
A dúvida sobre qual lado tomar, quando não se conhece ao fundo o que está por detrás dos argumentos, é suprida em eventos que abordem lados distintos, explorando o melhor tipo de discussão possível. Se inteirar da aplicação prática dos argumentos no cotidiano, possibilita que os alunos identifiquem pontos fortes e fracos de ambos os lados e assim sejam capazes de elaborar um pensamento crítico em relação às questões abordadas. A rixa latente entre as escolas de pensamento no Brasil faz esse tema vir à tona para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília.
Com esse contexto o 4º Fórum de Economia da UnB, com o tema “Ortodoxia vs Heterodoxia” tem por intenção mostrar como visões econômicas diferentes teorizam e interpretam o mesmo assunto e a ideia surgiu da falta de contato, a nível de graduação, com correntes econômicas que não fosse a economia mainstream.
O 4º FEUnB terá início no dia 9/11 e se prolongará por toda a semana, contando com palestras às 12h e às 18h e contará com a participação do Presidente do Corecon-DF, Carlos Eduardo de Freitas, na mesa de abertura .
Subtemas diferentes serão abordados diariamente com o viés ortodoxo e heterodoxo revezados nos períodos diurnos e noturnos. Veja, abaixo, a programação:
(09/11) SEGUNDA-FEIRA: Roda de discussão;
(10/11) TERÇA-FEIRA: Desenvolvimento econômico;
(11/11) QUARTA-FEIRA: 12 anos de governo do PT;
(12/11) QUINTA-FEIRA: Estado e políticas públicas;
(13/11) SEXTA-FEIRA: Bancos de desenvolvimento e seu papel.
O local do evento será o Auditório Azul da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) e está sujeito à lotação.
Serão emitidos certificados para os que participarem de pelo menos 70% das palestras do Fórum, ou seja, 7 palestras. O evento contará com uma lista de presença: garanta sua assinatura nela para ganhar seu certificado.
Qualquer dúvida entre em contato com o CAECO via Facebook ou através do e-mail ca.economia.unb@gmail.com.