O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal 11ª Região parabeniza a todos os economistas pelos 62 anos de regulamentação da profissão.
O dia 13 de agosto foi consagrado como o “Dia do Economista” em razão da data da promulgação da lei nº 1.411, em 13 de agosto de 1951, que regulamentou a profissão de economista no Brasil e estabeleceu as normas de sua organização. Esta lei, definiu que a designação profissional de economista é privativa dos bacharéis em Ciências Econômicas, diplomados no Brasil. Reconheceu, ainda, os profissionais de notório saber que atuavam como economistas na época.
A lei nº 1.411, de autoria do deputado gaúcho Fernando Ferrari, criou, juntamente com a regulamentação da profissão, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e os Conselhos Regionais de Economia (Corecon), que são Autarquias Federais com a finalidade de fiscalizar o exercício da profissão. Para exercer a profissão de economista os bacharéis devem ser registrados nos Conselhos Regionais de Economia – Corecons, que fornecem carteira de identidade profissional com validade em todo o Território Nacional.
Economistas registrados no Corecon-DF
O Corecon-DF tem atualmente 3.424 economistas registrados e ativos, sendo 2.518 homens e 906 mulheres. Os economistas podem atuar nas mais diversas áreas entre elas: planejamento; programação; projeção; análise econômico-financeira de investimentos; financiamentos de qualquer natureza; setor público: ministérios, secretarias e empresas estatais; setor privado: empresas nacionais e multinacionais; importação e exportação; organismos internacionais; entidades de classes; estudos; análises e pareceres pertinentes à macro e micro economia; meios de comunicação; bolsa de valores; gestão de empresas; auditorias interna e externa; terceiro setor; consultorias; perícias e arbitramentos técnico-econômicos.
Clique na imagem para ver o vídeo comemorativo do dia do economista.
Confira os eventos de hoje e amanhã: