Curso Aberto: Estatística Aplicada à Modelagem de Credit e Collection Score

JUSTIFICATIVA
A Estatística é uma ferramenta metodológica que vem assumindo uma importância muito grande em diversas áreas acadêmicas e profissionais. Em termos acadêmicos, isso pode ser comprovado pelo grande número de artigos científicos que utilizam as técnicas estatísticas para embasar seus estudos e experimentos.
Em termos profissionais, o uso de métodos estatísticos também é vasto. No Brasil, os constantes aperfeiçoamentos do marco regulatório, que estabelece a necessidade de melhoria dos modelos de gestão de riscos e de controles pelos bancos, deu grande impulso à utilização de modelos estatísticos pela indústria bancária. O uso desses métodos, contudo, não se limita ao setor financeiro. Outras áreas como o comércio, a indústria a biomédica também usam métodos estatísticos em suas atividades.
Em função da necessidade e disseminação do uso da estatística, aumentou a demanda por profissionais qualificados nessa área de conhecimento. Nesse sentido, o curso
Estatística Aplicada à Modelagem de Credit Score e Collection Score oferecido via Corecon-DF, visa proporcionar aos economistas e aos demais profissionais interessados treinamento específico para atuar na área de modelagem estatística e econométrica, ampliando, assim, suas oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.

OBJETIVOS
O Curso Estatística Aplicada à Modelagem de Credit Score e Collection Score tem como objetivo propiciar aos participantes os fundamentos econômicos e as principais técnicas estatísticas utilizadas para avaliação, classificação e gestão de risco de crédito e clientes no âmbito das instituições financeiras e empresas comerciais.

PÚBLICO ALVO
Profissionais interessados em atuar direta ou indiretamente com análise, modelagem e gestão de riscos de crédito. Responsáveis pela concessão, cobrança e recuperação de créditos nas instituições bancárias. Empresários e executivos preocupados com o impacto de uma gestão eficiente de riscos sobre os custos e retornos de suas atividades. Economistas, administradores, estatísticos, contadores, matemáticos, engenheiros e afins.

PROGRAMA
Fundamentos Econômicos da Avaliação de Risco. Introdução à Análise Multivariada. Regressão Linear Múltipla. Análise de Regressão Múltipla com Variáveis Dummy. Modelos de Probabilidade Linear. Regressão Logística. Modelos de Credit Score. Modelos de Collection Score. Ratings de cobrança. Estatística KS. Curva ROC. Análise de sensitividade e especificidade.

Referências Bibliográficas:
Corrar, L. J., Paulo, E., Dias Filho, J. M. Análise Multivariada. Ed. Atlas, 2007.
Damodar , Gujarati. Econometria Básica. Ed. Campus, 2006.
Sicsú, Abraham Laredo. Credit Scoring. Ed. Blucher, 2012.
Wooldridge, J. M. Introdução à Econometria. Ed. Thomson Pioneira, 2006.

METODOLOGIA
Aulas expositivas com uso de multimídia, aulas práticas com uso de planilhas excel e do pacote estatístico Stata. Estudo de casos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o CoreconDF

Faça contato conosco

Enviando

Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 4, Edifício Embaixador, Sala 202 - Asa Sul - Brasília-DF CEP: 70.300-907 - Telefones: (61) 3223-1429 | 3225-9242 | 9.9958-1718

corecondf@corecondf.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?