Estão abertas as inscrições para o Prêmio ABDE-BID/2017

Estão abertas as inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Artigos sobre Desenvolvimento. O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento – ABDE e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID que tem como objetivo promover a discussão acerca dos dilemas do desenvolvimento brasileiro, por meio do estímulo à pesquisa e da elaboração de artigos científicos.

A edição de 2017 tem algumas modificações em relação às edições anteriores. Todas as categorias estão abertas para ampla concorrência, a comunidade acadêmica está convidada a submeter artigos para qualquer uma delas. Além disso, o Prêmio tem agora o apoio do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – como patrocinador de uma categoria dedicada especificamente a estudos sobre o cooperativismo de crédito. O prazo para inscrição de artigos é até 24 de julho de 2017. São três categorias, que tratam de assuntos distintos:

Categoria 1 – Desenvolvimento em Debate

Os artigos devem abordar assuntos relevantes ao processo de desenvolvimento, podendo utilizar abordagens macro e/ou microeconômicas, do desenvolvimento de instrumentos financeiros com enfoque em modelos públicos, privados e/ou do papel do mercado de capitais para o financiamento ao investimento, da inter-relação entre o financiamento de longo prazo e o desenvolvimento econômico, do processo de planejamento para o desenvolvimento, da natureza institucional do sistema financeiro, bem como de teorias de desenvolvimento de longo prazo.

Categoria 2 – Financiamento Verde

Os artigos devem abordar ideias inovadoras para o financiamento verde analisando gargalos e propostas para ampliar o financiamento sustentável ambiental, florestal e climático (adaptação e mitigação), com potencial uso e aplicação de green bonds, eficiência energética e energias renováveis, cadeia florestal e finanças ambientais, utilização das Fintechs para área ambiental, mecanismos de financiamento, mercados de capitais, seguros, garantias, entre outros.

Categoria 3 – Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito

Os artigos devem abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, estratégias de colaboração financeira para o desenvolvimento regional, estratégias colaborativas e novos instrumentos de Fintech. Para submeter artigos para concorrência nesta categoria, é necessário também se inscrever no IV Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (http://www.somoscooperativismo.coop.br/#/EBPC).

Os trabalhos vencedores serão divulgados no dia 18 de setembro de 2017 e a premiação ocorrerá no Fórum do Desenvolvimento, em 13 de dezembro. O primeiro colocado receberá premiação de R$ 8.000,00 e o segundo colocado de R$ 4.000,00, além da publicação dos artigos em livro e de versão resumida na revista Rumos.

SERVIÇO

Edição 2017 do Prêmio ABDE-BID de Monografias
Data: Lançamento em 08/03/2017
Inscrições: Entre 08/03/2017 e 24/07/2017

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Informações: (61) 3049-9577
Email: luciana.otoni@inpressoficina.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o CoreconDF

Faça contato conosco

Enviando

Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal

Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 1, Edifício Antônio Venâncio da Silva, Salas 301/306 

CEP: 70.395-900

Telefones: (61) 3223-1429 | 3226-7487 | 9.9958-1718

corecondf@corecondf.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?