Revista de Conjuntura Nº 57 (Set/ Dez de 2015 e Jan/Abr 2016)

Esta edição da Revista de Conjuntura dedica homenagens ao Economista Fábio Barbosa e ao Professor da FACE (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia) da UnB, Luiz Fernando Victor, e registra, com grande pesar, o falecimento desses dois profissionais de destaque na área de Economia.

Fábio Barbosa nasceu em Uberaba (MG) em 1960, era Economista, Economista do Corecon-DF, com Mestrado em Economia pela UnB e especialização em Política e Programação Financeira no FMI. Foi servidor público desde 1984, trabalhou nos Ministérios de Indústria e Comércio, do Trabalho e do Planejamento, no Ipea e no governo do Paraná. Ocupou vários cargos importantes; entre outros, foi Secretário do Tesouro Nacional, Diretor-Executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale e assessor da Diretoria Executiva do Banco Mundial, em Washington. Foi presidente de Conselhos de Administração da antiga Caemi e do Banco do Estado de São Paulo, além de ter sido integrante de conselhos de administração de empresas como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BM&F Bovespa e Companhia Siderúrgica de Tubarão. Foi um profissional de destaque em todas as atividades que realizou, deixando sua marca de competência e muitos amigos.

O Professor Luiz Fernando Victor foi professor da FACE/UnB. Era um dos grandes especialistas sobre o sistema financeiro e grande conhecedor da história da dívida externa brasileira. Veio para Brasília com Darcy Ribeiro em 1961, participou da inauguração da UnB em 1962. Sofreu perseguição política nos anos de ditadura, retornando à UnB nos anos 1980, onde ficou até a aposentadoria. Foi presidente do BRB (Banco Regional de Brasília) e do Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo). Nesta edição da Revista de Conjuntura, publicamos parte de um artigo em que o professor propõe ampla reformulação no Sistema Financeiro Nacional. O texto foi produzido a partir de extensa análise da experiência de diversos países. Fica o convite para a leitura deste texto, que tem o título “Banco Central Independente do Brasil”, e de outros textos seus, publicados ao longo da história da Revista de Conjuntura, com grandes ideias para reorganizar o sistema financeiro e monetário brasileiro.

Nesta edição, destacam-se ainda, os artigos do Professor Luiz Zottmann – Uma visão crítica do “O Capital no Século XXI”; da Economista Maria Celina Berardinelli Arraes, “Conversibilidade à chinesa?”; do Economista José Nelson Bessa Maia, “A Crescente Presença dos Investimentos Chineses no Brasil”; entre outros. Convidamos os Economistas para ler os excelentes artigos da Revista e enviar suas notas ou artigos para as próximas edições.

Convidamos, ainda, os Economistas, estudantes e demais profissionais, que se interessam pelos temas de conjuntura econômica, a participarem das reuniões de conjuntura, que ocorrem nas manhãs do último sábado de cada mês, e das reuniões temáticas realizadas periodicamente à noite.

Participem e tragam suas contribuições.

Capa

FAÇA DOWNLOAD AQUI.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o CoreconDF

Faça contato conosco

Enviando

Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 4, Edifício Embaixador, Sala 202 - Asa Sul - Brasília-DF CEP: 70.300-907 - Telefones: (61) 3223-1429 | 3225-9242 | 9.9958-1718

corecondf@corecondf.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?