COFECON realiza cerimônia de posse da presidência de 2015

Tomaram posse nesta quinta-feira, 29, nos cargos de presidente e vice-presidente do Cofecon, os economistas Paulo Dantas da Costa (reconduzido para a gestão 2015) e Júlio Miragaya, respectivamente. Junto com eles, também assinaram termo de posse seis novos conselheiros federais e seis suplentes. Uma galeria de fotos do evento pode ser vista clicando AQUI.

O economista Paulo Dantas da Costa afirmou, durante seu discurso de posse, com relação à realidade dos economistas brasileiros, que é “inegável o prestígio que os profissionais desfrutam na maior parte dos segmentos sociais”, mas lembrou: “em que pese tanto prestígio, entretanto, a profissão, a academia e até o sistema, que é integrado pelos Conselhos Federal e Regionais de Economia, enfrentam desafios que exigem de todos nós o maior empenho na tentativa de ultrapassá-los”.

O vice-presidente Júlio Miragaya, também empossado na mesma ocasião, disse, por sua vez, que o economista exerce sua função voltado para os interesses da população e o faz com responsabilidade e, com isso, expressa a relevância dos economistas para a sociedade”. Júlio Miragaya lembrou das preocupações da direção do Cofecon com a busca por uma forma de aumentar a participação da entidade nos debates de conjuntura, subsidiando e exercendo influência sobre o debate econômico nacional”. Ele ressaltou a necessidade do colegiado fazer a defesa dos direitos da população; de um ajuste fiscal que não deve contrariar os sonhos da população, e a defesa de um modelo tributário mais justo. “Tenho plena convicção de que a maioria da categoria tem compromisso com o povo brasileiro”.

A mesa da solenidade de posse contou com a seguinte composição, além do presidente e de seu vice: Senador Inácio Arruda (PC do B/CE); Economista Nei Jorge Correa Cardim, presidente da Associação de Economistas de Língua Portuguesa (AELP); Economista Manuel Enriquez Garcia, Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB); Economista Juarez Trevisan, presidente da Federação Nacional dos Economistas (Fenecon); e Economista Carlos Eduardo de Freitas, presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF).

O presidente do Corecon-DF, por sinal, fez uma emocionante homenagem a equipe dirigente recém empossada e à classe dos economistas como um todo, ao afirmar que o Cofecon “é a casa dos economistas” e que a gestão anterior, conduzida pelo presidente Paulo Dantas, nunca deixou de prestar apoio técnico e administrativos a todos os conselhos regionais e lembrou que o espaço democrático foi acentuado no Conselho Federal de Economia, respeitando a diversidade de opiniões nele existente. “Por isso, desejo a Paulo Dantas e à Júlio Miragaya o maior sucesso neste ano pelos serviços que vêm prestando”.

Na sequência, foi a vez do presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), Manuel Enriquez, afirmando que, assim como o Cofecon, o regional paulista também busca valorizar a categoria. O senador Inácio Arruda, que agradeceu às homenagens que lhe foram prestadas, não fez por menos, e acentuou a importância que os economistas sempre tiveram em sua vida sindical e parlamentar. Ele lembrou as grandes batalhas legislativas que travou com “economistas de peso”, como Delfim Netto, Roberto Campos e Maria da Conceição Tavares, em vários embates do passado no Congresso Nacional.

HomenagemInacioArrudaInácio Arruda alertou os economistas presentes para as dificuldades de aprovação de matérias legislativas, sobretudo no campo da economia. “Quando resolvemos mexer nas prerrogativas de várias classes, as forças contrárias se mexem também contra as mudanças”, disse o senador, acrescentando que os interesses da categoria dos economistas têm nele, senador, um aliado. “É claro que o Paulo Dantas deu essa deferência para este desafio no Parlamento que é fazer prevalecer o interesse dos economistas. Espero poder honrar as homenagens que estou recebendo aqui”.

Perfis da nova Gestão

Paulo Dantas da Costa graduou-se em Ciências Econômicas (1976) pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia. Tem também especialização em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa antes de sua graduação, ali permanecendo até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretária da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado cargos de direção – o mais importante deles foi o de Coordenador de Programação Financeira. Desde então tem atuado como consultor. Dantas foi vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia em 2002 e 2003 e presidente em 2008 e 2009. Desde 2010 é conselheiro federal, trabalhando fundamentalmente na Comissão de Normas, Legislação e Fiscalização. Em 2014 foi presidente do Cofecon, tendo sido reeleito em dezembro para um segundo mandato.

Júlio Miragaya é doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável pelo CDS da Universidade de Brasília (UnB), mestre em Gestão Territorial pelo Departamento de Geografia da UnB, especialista em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Diretor Científico da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).

Novos conselheiros federais

Também foram empossados os seguintes economistas como conselheiros federais do Cofecon: Antonio Melki Júnior, Eduardo José Monteiro da Costa, Jin Whan Oh, Paulo Hermance Paiva, Paulo Salvatore Ponzini e Róridan Penido Duarte (efetivos); Carlos Alberto Safatle, Fernando da Silva Ramos Filho, Lourival Batista de Oliveira Júnior, Maria de Fátima Miranda, Regina Lúcia Gadioli dos Santos e Virgílio Pacheco de Araújo Neto (suplentes).


(*) Assessor de Imprensa do Cofecon
solon.dias@cofecon.org.br
(61) 3208 1803

Fonte: http://www.cofecon.org.br/

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o CoreconDF

Faça contato conosco

Enviando

Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal

Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 1, Edifício Antônio Venâncio da Silva, Salas 301/306 

CEP: 70.395-900

Telefones: (61) 3223-1429 | 3226-7487 | 9.9958-1718

corecondf@corecondf.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?