Prêmio Nobel de Economia vai para trio de economistas dos EUA

Os três pesquisadores “estabeleceram as bases para a compreensão atual dos preços dos ativos”, destacou a Real Academia de Ciências de Suécia

O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi para um trio de professores dos Estados Unidos: Eugene Francis Fama e Lars Peter Hansen, ambos da Universidade de Chicago, e Robert Shiller, da Universidade de Yale. A Academia Real da das Ciências da Suécia premiou o estudo dos três economistas sobre a “análise empírica dos preços dos ativos”, como ações, títulos soberanos e imóveis feita em 2005 e que previu a bolha imobiliária dos “subprimes” (hipotecas podres) nos Estados Unidos – que levou à crise financeira internacional de 2008.

Integrantes da Academia Real Sueca de Ciências, Per Krusell, Staffan Normark e Per Stromberg anunciam os vencedores do Prêmio Nobel de Economia, em Estocolmo (Claudio Bresciani/TT News Agency/Reuters)
Integrantes da Academia Real Sueca de Ciências, Per Krusell, Staffan Normark e Per Stromberg anunciam os vencedores do Prêmio Nobel de Economia, em Estocolmo

De acordo com o comunicado, é certamente possível prever o curso amplo dos preços no longo prazo – entre três e cinco anos – apesar de não existir uma forma de prever o preço de ações e obrigações no espaço de poucos dias ou semanas. Estas descobertas, que podem parecer “contraditórias e surpreendentes”, foram feitas e analisadas pelos três laureados deste ano, de acordo com o comunicado da Academia Real. O trio norte-americano receberá o equivalente a US$ 1,3 milhão.

Com mais essa premiação, os economistas norte-americanos são os maiores vencedores do Nobel desde 1999, último ano em que uma pessoa de outro país foi agraciada.

Fama nasceu em 1939 em Boston, Massachusetts, e é professor emérito da Universidade de Chicago, especialista em Finanças. Lars Peter Hansen, natural de Champaign, Illinois, 1952, nos Estados Unidos e ocupa a cadeira de Economia, Finanças e Estatística na mesma universidade. “Bob” Shiller, como é conhecido, é natural de Detroit, Michigan, onde nasceu em 1946, é escritor de vários livros e um dos principais economias a prever a crise do mercado imobiliário global. Atualmente é professor de finanças comportamentais na Univerisdade de Yale.

Bolha no Brasil
Em recente visita ao Brasil ele fez um alerta para a probalidade da existência de uma bolha imobiliária no país. “Não tenho prova objetiva de que há uma bolha aqui, mas existe indicação de que algo acontece”, afirmou Shiller em palestra na cidade de Campos do Jordão (SP).

Histórico

O Prêmio Nobel foi criado pelo industrial sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, em seu testamento. Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador às pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade. A categoria economia é a mais recente e foi incluída em 1968. Ao todo são premiações. As demais são medicina, química, física, literatura e o da paz.

Confira os 
10 últimos vencedores do Prêmio Nobel de Economia:

2013: Lars Peter Hansen, Eugene Fama e Robert Shiller (Estados Unidos)

2012: Lloyd Shapley e Alvin Roth (Estados Unidos)

2011: Thomas J.Sargent e Christopher A. Sims (Estados Unidos)

2010: Peter A. Diamond e Dale T. Mortensen (Estados Unidos); Christopher A. Pissarides (Chipre/Grã-Bretanha)

2009: Elinor Ostrom e Oliver Williamson (Estados Unidos)

2008: Paul Krugman (Estados Unidos)

2007: Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson (Estados Unidos)

2006: Edmund S. Phelps (Estados Unidos)

2005: Robert J. Aumann (Israel/Estados Unidos) e Thomas C. Schelling (Estados Unidos)

2004: Finn E. Kydland (Noruega) e Edward C. Prescott (Estados Unidos)

 

Fonte: Correio Braziliense (14 de outubro)

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale com o CoreconDF

Faça contato conosco

Enviando

Conselho Regional de Economia da 11ª Região – Distrito Federal

Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 1, Edifício Antônio Venâncio da Silva, Salas 301/306 

CEP: 70.395-900

Telefones: (61) 3223-1429 | 3226-7487 | 9.9958-1718

corecondf@corecondf.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?